Quem tem um iPhone pode imaginar (ou sabe) o que é tentar desbloquear o celular, e receber a mensagem "o iPhone está desativado". Em suma, a primeira reação é ficar desesperado. Porém, não é necessário entrar em pânico. É dito isso, pois esse é um problema que você pode facilmente resolver.

A mensagem de erro "iPhone está desativado" aparece em algumas situações. E como precaução de segurança, o sistema operacional do seu iPhone ou iPad desativa o seu dispositivo para que ninguém possa acessar as suas informações privadas.

Diante disso, confira abaixo, como corrigir o erro "o iPhone está desativado". Dessa forma, você saberá como agir se esse problema acontecer com você.

Em que casos o iPhone é desativado?

Créditos: M3 Mídia
Créditos: M3 Mídia

Antes de saber como resolver o problema do iPhone desativado, é necessário entender em que casos a Apple ativa esse mecanismo. A causa mais comum é quando você digita repetidamente, a senha errada do seu dispositivo.

Entretanto, as senhas incorretas não são a única causa deste desligamento. É dito isso, pois os bloqueios temporários também podem ocorrer se o telefone não reconhecer sua impressão digital através do Touch ID. Depois de cinco tentativas mal sucedidas, o telefone será desativado, mas você ainda pode ativá-lo com a senha correta.

A mensagem de erro também pode ocorrer depois de não usar o Apple ID por muito tempo, ou quando você não atualizou suas configurações de ID.

Quando qualquer uma das situações acima acontece, você recebe as seguintes mensagens:

  • Após 6 tentativas erradas de senha: o iPhone é desativado. Tente de novo em 1 minuto.
  • Após 7 tentativas erradas de senha: o iPhone é desativado. Tente de novo em 5 minutos.
  • Após 8 tentativas erradas de senha: o iPhone é desativado. Tente de novo em 15 minutos.
  • Após 10 tentativas erradas de senha: o iPhone é desativado. Tente de novo em 60 minutos.

Após uma hora e 10 tentativas erradas de senha, o iPhone bloqueia completamente, e o alerta "Conecte-se ao iTunes" aparece na tela. Se você já habilitou o recurso Apagar dados via Ajustes > Face ID & senha, seu dispositivo apagará automaticamente todo o conteúdo e configurações armazenados em seu dispositivo.

Se você costuma fazer backup de seus dados no iCloud ou iTunes, você pode restaurar seu telefone para o backup mais recente. E assim, é possível salvar todo ou parte de seu conteúdo.

Como corrigir o erro 'iPhone está desativado'

Créditos: Divulgação/Canva
Créditos: Divulgação/Canva

Abaixo, veja como corrigir o erro, a partir de diferentes formas:

Como corrigir o erro "iPhone está desativado" via iTunes ou o Finder

Restaure seu dispositivo a partir de um backup usando o iTunes ou o Finder. Isso pode resultar em alguma perda de dados dependendo de quando você fez backup do seu dispositivo pela última vez.

  • Inicie o iTunes (Mac/PC) ou abra o Finder (Mac), mas não conecte seu dispositivo ainda. A depender do modelo do iPhone, você precisará pressionar e segurar o Botão Lateral e o botão Volume até ver o controle deslizante power off. Em seguida, reinicie o seu iPhone no modo de recuperação.
Como ativar o iPhone via PC.
Como ativar o iPhone via PC.
  • Para o iPhone 8, 8 Plus, SE (2020), iPhone X ou posterior: Pressione e segure o botão Lateral e um dos botões de Volume até ver o controle deslizante Power off. Em seguida, desligue o dispositivo. Conecte o dispositivo ao computador enquanto segura o botão Lado e continue segurando até ver a tela do modo de recuperação do telefone.
Como reativar o iPhone.
Como reativar o iPhone 8, 8 Plus, SE (2020), iPhone X ou posterior.
  • Para o iPhone 7 e 7 Plus: Pressione e segure o botão Lado ou Botão Superior até ver o controle deslizante power off. Em seguida, desligue o dispositivo. Conecte o telefone ao computador enquanto segura o botão Volume para baixo e continue segurando até ver a tela do modo de recuperação do telefone.
Como ativar o iPhone.
Como ativar o iPhone 7 e 7 Plus.
  • Para o iPhone 6S ou anterior: Pressione e segure o botão Lado ou Botão Superior até ver o controle deslizante power off. Em seguida, desligue o dispositivo. Conecte o dispositivo ao computador enquanto segura o botão Home e continue segurando até ver o modo de tela de recuperação do telefone.
Como reativar o iPhone 6S ou anterior.
Como reativar o iPhone 6S ou anterior.
  • Inicie a versão mais recente do Finder ou iTunes, dependendo do modelo do iPhone. Ele detectará automaticamente seu iPhone, permitindo que você selecione o nome do iPhone no menu lateral;
  • Quando a opção de Restaurar ou Atualizar for exibida, escolha Restaurar;
  • Prossiga com uma nova configuração, digite uma nova senha, e assim, isso apagará todos os dados do seu iPhone.

Via iCloud

Se você tiver um backup do iCloud, é possível restaurar a partir desse backup durante a configuração. Isso só funciona se o iCloud tiver uma cópia dos dados do seu iPhone, e é por isso que é útil ter um backup recente do seu iPhone.

  • Para encontrar seu iPhone via iCloud, acesse sua página web do iCloud, faça login com seu Apple ID e seus dispositivos Apple carregarão automaticamente em uma lista;
  • Em seguida, selecione Todos os dispositivos na parte superior da tela e escolha o seu iPhone ou iPad na lista;
  • Para bloquear remotamente a tela do dispositivo e definir uma nova senha, selecione que o iPhone foi perdido. Assim, outras pessoas não vão poder usar o telefone e acessar os seus dados pessoais. Isso pode ser configurado no aplicativo Find My em seu Mac;
  • Se você quiser apagar seu iPhone totalmente, selecione que ele foi perdido ou roubado, toque em Apagar o iPhone e confirme.

Via Find My iPhone

Find My é uma função do iCloud, que usa o GPS e conexão de internet do telefone para localizá-lo em um mapa. Dessa forma, você pode controlar alguns recursos de forma remota. Find My funciona com o iOS 5 ou superior no iPhone 3GS e iPhones mais recentes, e só funcionará se for ativado antes que o iPhone seja perdido.

Você pode usar o Find My iPhone para encontrar e/ou limpar remotamente seu dispositivo. Isso elimina todos os dados do seu telefone e os redefine para configurações de fábrica para ser seguro de usar.

  • Faça login no Find My Phone;
  • Em seguida, use Encontrar meu iPhone para localizar seu dispositivo e limpá-lo remotamente. Isso exclui os dados do seu dispositivo e os redefine para que você possa acessar o telefone novamente.