O novo recurso presente nos novos iPhones 11 permitem que vídeos sejam capturados simultaneamente por todos os sensores presentes no smartphone. Esse recurso foi a cereja do bolo durante a apresentação dos novos smartphones da Apple.

A novidade agora é que você não precisará comprar um iPhone 11 para aproveitar esse recurso de gravação de vídeo.

A funcionalidade chegará através da próxima atualização no iOS, o iOS 13. A atualização permitirá também que você fotografe algo com a câmera traseira do enquanto grava sua reação com a câmera frontal. (Recurso que já existe em vários smartphones com Android mas que estranhamente andam sumidos).

Recusros de gravação de vídeo com múltiplas câmeras dos novos iPhones 11 chegarão para os iPhones anteriores no iOS13 (foto: Apple)

Você também poderá combinar a captura de vídeos entre as câmeras traseiras, como os sensores Wide e Ultra Wide ou os sensores Wide e Telefoto. Um feed é colocado por cima do outro em sua própria janela, permitindo edição com até 3 panoramas.

A API, que foi revelada pela primeira vez na WWDC em junho, foi demonstrada usando o aplicativo Filmic Pro em execução no iPhone 11 Pro. E após a atualização para o iOS 13 que chega amanhã (19 de setembro), permitirá que o iPhone XR, o iPhone XS e o XS Max e o iPad Pro 2018 também possam utilizar suas câmeras da mesma maneira.

Contudo a gravação de múltiplas câmeras não está integrada à câmera nativa do iOS, você precisará de um aplicativo de terceiros para usar o novo recurso. Além disso, vale citar que em dispositivos mais antigos algumas funções poderão ser limitadas por razões óbvias.

No iPhone XS, apenas duas câmeras simultâneas serão suportadas. No entanto, essa é uma ótima notícia para aqueles com um iPhone de 2018 que não planejam atualizar trocar de smartphone este ano.