A biometria em smartphones é um recurso relativamente novo, porém, ao que tudo indica, veio mesmo para ficar. De acordo com um relatório divulgado pela Counterpoint Reserch, mais de 70% dos aparelhos comercializados no mundo no próximo ano deverá contar com leitor de digitais, e que promete uma maior segurança e também comodidade aos usuários. Vale notar que, atualmente, mais da metade dos aparelhos já possuem o recurso que chegou com o iPhone 5S ainda em 2013.

Em 2018, sete em cada dez smartphones novos contarão com leitor de digitais.

Os leitores de impressões digitais, a princípio, estavam presentes somente em top de linhas, agora estão também se espalhando em modelos intermediários e deverão chegar em modelos mais baratos em breve.

O estudo publicado pela Counterpoint Research diz que a proporção de modelos com sensores vendidos em 2016 foi de 51%, agora, a estimativa para este ano é de 58%, e 71% para 2017.

Os leitores de digitais tem tido uma grande demanda em razão da popularização de aplicativo e serviços de pagamento móvel que exigem biometria para autenticação. Para completar, a segurança e também comodidade na substituição de senhas numéricas e de padrão para desbloqueio tem agradado os consumidores.

Algumas fabricantes chinesas já incluem leitores de digitais em aparelhos de entrada, porém, a tendência é que grandes empresas como Samsung e LG possam fazer o mesmo no próximo ano.