Em casos de roubo de celular, é comum que o ladrão assuma o controle total do aparelho, tendo livre acesso a funcionalidades como a realização de chamadas, envio de mensagens, roubo de informações, substituição do cartão SIM e, nos aparelhos que acessa a internet, roubo de informações sigilosas.

Para sorte dos usuários, porém, o recurso Bitdefender Antifurto surge como uma solução para este tipo de transtorno. Basta acessar a loja de aplicativos e instalar ele no seu aparelho.

Disponível em português na loja de aplicativos Google Play, o novo sistema antifurto para dispositivos Android permite que o proprietário do celular roubado possa localizá-lo em um mapa, receber notificações em casos de tentativas de troca do cartão SIM, bloquear todas as suas funções ou, ainda, deletar os dados armazenados no dispositivo. Para completar, a opção torna possível, até mesmo, a ativação de um disparo de alarme no aparelho roubado.

Como funciona o Bitdefender Antifurto

Desenvolvido pela Bitdefender, premiada empresa fornecedora de soluções antivírus, o Bitdefender Antifurto pode ser instalado em celulares e tablets, permitindo que o proprietário lesado tome atitudes imediatas para proteger a segurança de seus bens e informações. O sistema é executado secretamente, sem que o ladrão perceba o seu acionamento. Em questão de segundos, o usuário tem a chance de assumir novamente o controle de seu próprio aparelho, localizando, bloqueando ou apagando informações através de uma conta online - mesmo que o dispositivo não esteja conectado à internet.

Entre as possibilidades oferecidas, por exemplo, o usuário é capaz de controlar o aparelho por meio de mensagens de texto, acionar o retorno de chamadas e ativar o atendimento de ligações. A intenção da Bitdefender, portanto, foi trazer suas ferramentas de segurança virtual para o mundo físico, garantindo a segurança de seus clientes não apenas contra vírus, trojans e phishing, mas também contra ameaças concretas.

Dicas de segurança: o que fazer em casos de roubos

Para complementar a proteção assegurada pelo Bitdefender Antifurto, é possível recorrer a outras medidas de segurança em casos de roubo de celulares, sendo:

  • Faça um boletim de ocorrência, imediatamente. A alternativa é o único modo de comprovar, por exemplo, que os novos gastos feitos pelo ladrão não são de sua responsabilidade. Dessa forma, é possível ainda evitar questionamentos a respeito da realização de determinadas chamadas utilizando o seu aparelho;
  • Realize o backup de todos os dados armazenados no aparelho. Dessa forma, você não corre o risco de ficar sem sua agenda, fotos, músicas e demais informações, por exemplo;

É claro que ninguém espera perder o celular, porém, seguindo essas dicas, os transtornos com o roubo do aparelho têm tudo para serem minimizados, garantindo a sua tranquilidade e privacidade. Veja também: Notebook roubado, o que fazer?

Este artigo foi criado pela equipe Bitdefender Antivírus para uso exclusivo do blog Oficina da Net.