CADASTRE-SE

19 Categoria: Artigos » Segurança

Como saber se alguém está roubando minha internet Wi-fi?

Por Alex Schuncke | G Plus
Data:

A presença de redes wi-fi em residências é cada vez mais comum, facilitando a vida do usuário doméstico. Mas como saber se existe algum ladrão utilizando o que não deve?

Sua internet está lenta e acha que tem algum “penetra” utilizando sua sagrada conexão? Desconfia do seu vizinho e sua cara de inocente? Seus problemas acabaram! Vamos ver alguns métodos e passos para descobrir se você está ou não está sozinho.

Uma rede Wi-Fi desprotegida é um convite para que estranhos “peguem emprestado” um pouco de sua banda para acessar a internet. E eles podem pegar mais do que banda. Afinal, uma vez conectados à sua rede doméstica eles também terão acesso aos seus computadores, discos rígidos e impressoras compartilhados. Você deve se proteger.

 

Luzes do Roteador

Esse método não é o mais eficaz e preciso, mas pode lhe dar um primeiro diagnóstico, caso sua conexão esteja sendo usada de forma excessiva. As luzes do roteador piscam conforme os dados vão trafegando pela sua internet. Ou seja, quando a internet está sendo utilizada, as luzes piscam para sinalizar movimentação de dados. Desligue todos os aparelhos que utilizam a internet em sua casa e analise o roteador.

Se as luzes continuarem piscando, pode ser que alguém esteja usando sua conexão. Mas dependendo da quantidade de banda que seu vizinho estiver usando, existe a possibilidade de serem quase imperceptíveis as piscadas. Ou seja, a análise terá que ser mais profunda.

 

Acesso ao roteador

O método um pouco mais complexo é acessar o seu roteador para ver, diretamente na raiz, quem está conectado e utilizando conexão. Para isso faça o seguinte: segure o botão “Windows” de seu teclado e aperte a letra R. Irá aparecer uma pequena janela. Digite cmd nela, conforme imagem abaixo. Clique em OK.

Será aberta uma janela preta, do prompt de comando do Windows. Digite agora ipconfig e aperte Enter. Serão exibidas várias informações. Localize o campo “Gateway Padrão” e veja seu número:

Digite esse número no seu browser de internet para acessar o roteador. No Painel de Controle, você deve procurar por alguma opção em Status ou Wireless, ou até mesmo “My network”, “Device List”, “Attached Devices, que mostre os computadores que estão conectados. Será algo semelhante a imagem a seguir:

Você não tem como saber quem é quem logo de cara, mas saberá se existe algum usuário a mais na casa. Para saber o endereço MAC de seus dispositivos, vá novamente no prompt de comando (a janela preta) e digite dessa vez ipconfig /all. O MAC está identificado como Endereço Físico.

Compare esse endereço com os endereços que estão usando banda conforme sua listagem dentro do roteador. Assim você poderá saber se existe um visitante indesejado.

 

COMO ME PROTEGER?

Chegou a conclusão de que realmente tem um espertinho utilizando sua internet? Acha que está seguro mas quer garantir que ninguém dê as caras? Você tem várias opções:

Coloque/Melhore sua senha:

Localize no seu roteador (na parte de Segurança ou semelhante) a opção onde você configura sua senha. Utilize a criptografia WPA2-AES ou semelhante. Tente misturar letras maiúsculas, minúsculas e números em sua senha, além de não indicar nada de sua vida pessoal. Isso vai garantir a segurança da sua conexão.

Filtro por MAC:

Você pode configurar seu roteador para que permita somente a conexão de determinados endereços físicos (MAC). Esse método é muito eficiente, uma vez que o MAC é como uma impressão digital, ou seja, único. Procure as configurações de seu modem e localize as opções de filtro por MAC. Cadastre todas suas máquinas e deixe a configuração salva. Assim, nenhum ladrão vai poder utilizar sua banda.

Leia a seguir: Os 5 melhores antispywares



Recomendados para você
Ainda restam dúvidas? Pergunte aqui em nosso fórum
Mais de Segurança



Comentários:

TOPO