Sabemos que um vídeo que tem bastante acessos rapidamente se propaga com downloads e outros uploads, assim torna-se difícil que seja retirado da internet. Casos como estes acontecem o tempo todo, a exemplo o da Cicareli, fotos da Carolina Dieckmann, entre outros. 

No vídeo, Nissim e família aparecem celebrando os hobbies do garoto, como, por exemplo, jogar basquete, assistir ao seriado "Big Bang Theory" e, o favorito, ir para a praia da Baleia, no litoral de São Paulo. Uma versão adaptada do hit "What Makes You Beautiful", do grupo One Direction. 

O Google, que controla do site de vídeos, teria que pagar o valor de R$ 30 mil de indenização, segundo consta no pedido do processo. Um despacho divulgado em setembro mostra parecer sobre a ação iniciada em 19 de setembro na 1ª Vara Cível de São Paulo. 

"(…) é para mim duvidosa a possibilidade técnica de retirada da internet de todos os caminhos de acesso que a essa altura se estabeleceram ao vídeo em questão, sendo certo que disseminação descontrolada de conteúdo é característica da internet (da qual, talvez pela novidade ainda de sua existência, boa parte dos usuários não tem consciência). Assim é que, embora compreenda sob aspecto humano a situação em que se encontra o autor, não vejo de plano possibilidade de estabelecer obrigação de fazer, mormente de conteúdo. 

 

Agora algumas perguntas que faço: 

  • Por que fazer o vídeo se não quer que ele seja visto? 
  • Processar por não tirar da internet o vídeo?

 

Veja o vídeo se ainda não viu: