CADASTRE-SE

Como descobrir se existe um programa espião no meu computador?

355 27 comentário(s) Rafaela Pozzebon (@RafaelaPozzebon)

Hoje muito se fala em segurança na internet, visto que, no decorrer dos tempos essa preocupação está cada vez maior.

Nesta semana mesmo, noticiamos sobre os computadores que são alugados e contam com programas detetives, isto é, que podem captar senhas, dados pessoais e também imagens de seus usuários. A partir disso, como identificar se nossos computadores domésticos também não estão sendo controlados com esses programas?

A realidade é que, enquanto houver usuários de internet, haverá outras tantas pessoas curiosas em saber o que acontece entre você e sua máquina e, até mesmo, fora dela. Com os programas espiões é possível que suas mensagens sejam monitoras, como também qualquer tipo de movimentação.

Programa espião pode captar tudo que você faz
Programa espião pode captar tudo que você faz

Essas informações podem ser enviadas para um e-mail pessoal ou mesmo para outro diretório. Nas informações coletadas podem conter inclusive screens, isto é, cópias das páginas acessadas. Outro fato que pode ocorrer é que as imagens “fora do computador” também sejam coletadas através do acionamento da câmera da máquina.

Não podemos esquecer que os programas espiões não usados apenas para o mal, por mais que seja discutida a tal de invasão de privacidade, há casos em que os próprios pais optam por este recurso com a finalidade de proteger o seu filho. Recentemente teve um caso, que foi amplamente veiculado pelos meios midiáticos, em que um pai monitorou a sua filha através de um desses programas. Após desconfianças sobre o comportamento da filha, o pai resolveu investigar e a partir disso, acabou ajudando a polícia a prender um casal de pedófilos. Leia também: O que é criptografia?

O crime realmente existe se esses programas são inseridos em uma máquina afim de roubar dados, como senhas, nomes, endereços, ou mesmo para captar informações sigilosas, como conversas, textos, imagens, entre outras coisas. No caso acima, o programa serviu apenas para ajudar a filha e prender os verdadeiros culpados.

Descobrir se há um programa espião em um computador não é tarefa fácil, ainda mais para os leigos. O programa inicia normalmente quando o computador é ligado, e assim é difícil de detectar visualmente.  Para tanto, selecionei uma dica para tentar ajudar a quem está desconfiado que pode estar sendo monitorado por algum desses programas. Confira:

  1. Clique em iniciar e após digite na barra de buscas: msconfig
  2. Abrirá uma janela com 5 abas, agora é necessário abrir a que está escrito “Inicialização de Programas”. Deixe o seu anti vírus selecionado nesta aba,
  3. Clique em “Aplicar”, em seguida deum “OK” e reinicie a sua máquina.

Após isso, caso exista um programa espião no seu computador ele não será mais executado.



Recomendamos:
 
Comentários:



TOPO