O que são PUPs?

PUP é a sigla para "Potentially Unwanted Program", na tradução "Software Potencialmente Indesejado".

São exemplos de PUPs conhecidos no Brasil, programas como HAO123, Mobogenie, Baidu, entre diversos outros. Apesar de ser possível acessar o site desses programas e fazer a instalação por conta própria, na grande maioria dos casos o usuário não faz a mínima ideia de como o programa foi instalado no seu computador.

Após a instalação de um PUP no seu computador, diversos problemas vão surgir, entre os sintomas mais comuns estão:

  • Página inicial e preferências de buscas dos seus navegadores alteradas
  • Programas surgem na inicialização do Windows, sugerindo que o computador tem diversos problemas a serem corrigidos (geralmente você precisa pagar para "corrigir")
  • Ao navegar na internet, são abertas páginas não solicitas, além de surgir propagandas de todos os cantos do navegador
  • Ao navegar na internet, surgem falsas mensagens que você precisa instalar um falso plugin para visualizar o conteúdo da página e mais programas indesejados são instalados  

Não é incomum se deparar com situações onde é simplesmente impossível navegar na internet, pois abrem páginas e páginas em sequência, não permitindo ao usuário visualizar o conteúdo que deseja.

Exemplo de computadores infestados:


Exemplo de PUP 1 - Crédito da imagem: Blog Emsisoft

Exemplo de PUP 2 - Crédito da imagem: Blog Emsisoft

Como um programa indesejado é instalado no seu computador

Apesar de ser um programa indesejado, quem instala o PUP no computador é o próprio usuário, não por vontade própria, mas sim por falta de atenção.

Ao fazer um download de um programa gratuito, que o usuário de fato gostaria de instalar no computador (atenção nos exemplos abaixo) o usuário não lê o que está escrito nas telas de instalação, simplesmente clica em "Avançar" > "Avançar" > "Concordo" > "Finalizar". Instalando o programa que gostaria, mas levando de brinde dez programas indesejados no seu computador.

Vejamos o exemplo abaixo na instalação do popular WinRAR.


PUP na instalação do WinRAR

No caso do WinRAR durante a instalação até correu tudo bem, nada de PUPs, porém ao final preste atenção na tela exibida. A opção "Instale Baidu Antivírus no meu computador" vem marcada por padrão, se o usuário simplesmente clicar em "OK" o programa será instalado.

Vamos a um exemplo ainda mais complexo, a instalação do programa CutePDF Writer, é uma impressora virtual para gerar documentos em PDF.

A tela inicial avisa da instalação do CutePDF no seu computador, tudo certo aqui.


Instalação CutePDF - Imagem 1
A segunda tela exibe o contrato do CutePDF, tudo certo aqui também.


Instalação CutePDF - Imagem 2

Na terceira tela, surge o perigo para o usuário, nesse caso específico um perigo duplo, você já vai entender porque.


Instalação CutePDF - Imagem 3

Se o usuário desmarcar a caixa marcada por padrão, ele evita a instalação da extensão do Ask no Google Chrome, porém caso ele clique em "Next" ele ainda sim concorda com a instalação do aplicativo do Ask no computador. Nesse caso o usuário precisa além de desmarcar a caixa, clicar em cancelar.

Próxima tela.


Instalação CutePDF - Imagem 4
Uma nova tentativa, necessário desmarcar as duas caixas marcadas por padrão e recusar (Decline) a instalação.

Próxima tela.


Instalação CutePDF - Imagem 5
Uma última tentativa de instalar um PUP no seu computador, novamente clicar em "Decline".

Próxima tela. 


Instalação CutePDF - Imagem 6
Finalmente você consegue instalar exclusivamente o programa desejado no seu computador. 

Como evitar a instalação de programas indesejados

Além de seguir as dicas dos exemplos acima, algumas outras medidas podem ser utilizadas para evitar a instalação de PUPs no seu computador, perceba que as dicas se complementam para diminuir a chances de ser infestado. 

  • Sempre procure fazer o download do programa que desejado diretamente no site do desenvolvedor. Grandes sites de downloads têm oferecido um "instalador" ao seu usuário, onde antes mesmo de fazer o download do programa, o computador do usuário é infestado por PUPs dos mais diversos tipos. 
  • Procure utilizar um Antivírus com detecção Anti-PUP, infelizmente essa função geralmente está disponível apenas nas versões pagas. 
  • Instale o programa gratuito "Unchecky" no seu computador, será apresentado logo abaixo. 

E como regra básica, sempre mantenha atenção durante todo o processo de instalação de qualquer programa. 

Conheça o Unchecky, auxiliar gratuito na prevenção de PUPs

O Unchecky é um grande auxiliar no combate e instalação de softwares indesejados no seu computador. É um programa leve, com duas funções básicas. Ele desmarca automaticamente as caixas de PUPs que vem marcada por padrão e caso algo passe despercebido pelo usuário ele exibe um alerta, como na imagem abaixo. 


Funcionamento do Unchecky

E o melhor, o Unchecky é gratuito de deve ser usado no seu computador, caso você também opte por um Antivírus gratuito, que não possa proteção Anti-PUP.

O download do Unchecky pode ser feito através do link: http://unchecky.com/files/unchecky_setup.exe

A instalação é segura e não oferece nenhum software indesejado. Apesar de muito eficiente, porém é um programa auxiliar, e não consegue detectar em 100% dos casos, portanto a sua atenção ainda será essencial.