De acordo com a associação ligada à tecnologia, a mesma informa que concluiu as especificações para um novo formato, formato este que permitirá que discos sejam vendidos em lojas com a máxima fidelidade de imagem e som. Segundo a desenvolvedora do Blu-ray HD, o novo produto oferecerá imagens em UHD com resolução 3.840 x 2.160, em HDR e conteúdos com alta qualidade de frames, atendendo assim a demanda dos televisores UHD, que estão cada vez mais populares no mercado. 

Leia também: O que é Blu-Ray.

A empresa também anunciou que com a tecnologia digital bridge, o mesmo permitirá que o consumidor possa visualizar seus conteúdos em diversos aparelhos domésticos e dispositivos móveis, além disso, todos os novos aparelhos de Blu-Ray de ultra definição serão capazes de reproduzir os atuais discos que possuem o formato antigo.

Para o presidente do comitê de promoção da BDA, Victor Matsuda, os novos discos permitirão entregar uma experiência em ultra-alta definição sem paralelo, onde o mesmo ainda destaca dizendo o seguinte: "As especificações técnicas deste disco Blu-ray, em particular sua capacidade de armazenamento, junto com as elevadas taxas de transferência de dados, irão entregar uma experiência em ultra-alta definição sem paralelo, consistente e reproduzível".

O site The Verge informou que o novo formato de disco apresentado pela BDA, possui capacidade de armazenar até 66GB de dados em discos de camada dupla e 100GB em disco com camada tripla.

Atualmente a desenvolvedora e fabricante do Blu-ray Ultra HD está trabalhando com empresas do segmento para assim testar e desenvolver novas ferramentas que irão permitir o funcionamento ideal entre os players de mídia e os programas. Segundo a própria companhia, o lançamento do produto está previsto para ocorrer no início do segundo semestre de 2015.