Para entenderemos essa medida, primeiramente, precisamos ter consciência de que será necessário um grande exercício de imaginação, pois as medidas são inacreditáveis, sério. Acreditem em mim.

A velocidade da luz foi proposta pela primeira vez em 1676, pelo astrônomo Olaus Roemer (1644-1710), medindo o intervalo entre sucessivos eclipse da lua Io, de Júpiter, para diferentes pontos da órbita da Terra. Mas e quanto mede 1 ano-luz?

Primeiro, para entendermos quanto representa 1 ano-luz temos que saber qual a velocidade da luz. Bom, a velocidade da luz são incríveis 300.000 quilômetros por SEGUNDO, ou em outra escala, 1079 MILHÕES de quilômetros por hora e assim sucessivamente. Ou seja, continuarmos essa exponenciação, passando por 1 dia, 1 semana. 1 mês, até chegarmos em 1 ano, pronto: Essa será a distância equivalente a 1 ano-luz. Em metros, 1 ano-luz seria 9,4605284x1015, ou então (lá vai) 94 605 284 000 000 000 000 000 metros (94 sixtilhões de metros).

Conseguiu imaginar qual seria a distância percorrida em 1 ano caso você percorra 300 mil quilômetros por segundo durante todo esse ano? Se você disse não, então estamos indo bem. Esse é o caminho para entendermos as escalas astronômicas. Tentando responder a pergunta de agora a pouco, prepare-se: 1 ano-luz vale aproximadamente 9.460 trilhões de quilômetros!!!! MEU DEUS EU NÃO CONSIGO NEM IMAGINAR 100 MIL QUILÔMETROS. Escala astronômica é outro departamento.

A função dessa marca não poderia ser outra senão o uso para distâncias entre estrelas, constelações, etc. somente aquilo que está muito longe. Para você ter noção, o Sol, que está a 150 milhões de quilômetros seria atingido em míseros 8 minutos caso viajássemos na velocidade da luz, já a lua, chegaríamos em pouco mais de 1 segundo... Para uma comparação mais "próxima", em 1 SEGUNDO a luz conseguiria dar cerca de 7,5 voltas em torno da Terra na posição do Equador onde o percurso é mais longo. 

Daí você pergunta: Quer dizer que tudo então é alcançado em questão de minutos na velocidade da luz? Não necessariamente, pois as medidas astronômicas, que são inimagináveis, precisam de MUITOS anos-luz para serem descritas. Para atravessarmos a Via Láctea, por exemplo, demoraríamos 100.000 anos luz, já para chegarmos até a Galáxia de Andrômeda levaríamos 2 milhões e 540 mil anos luz!!!!

Quantos quilômetros tem isso? Não faço a mínima ideia, as calculadoras aqui explodiram ao chegar no décimo dígito =( Até o Google teve problemas para resolver a continha:


Distância entre a Terra e a Galáxia de Andrômeda em quilômetros

Mas com a ajuda do nosso leitor Rogério, agora sabemos que são 24.030.432.000.000.000.000, ou seja 24 quintilhões 30 quatrilhões e 432 trilhões de quilômetros............................

Não se espante se depois de ler isso você tenha ficado com mais dúvidas do que antes. É natural. Agora, para elucidar mais um pouquinho, veja abaixo duas boas, rápidas e simples explicações sobre o tal do ano-luz: (caso queira se aprofundar ainda mais no assunto, está disponível no Youtube um especial com 1 hora de duração do History Channel)

Vídeo incorporado do YouTube

Agora reflita sobre nossa insignificância no universo.