A nova tecnologia é cerca de 65 mil vezes mais veloz do que as conexões que usamos atualmente, e com ela seria possível por exemplo, baixar dados cerca de 100 vezes mais rápido do que utilizando a rede 4G. Filmes com a qualidade HD seriam baixados em aproximadamente 3 segundos.

Outras empresas também já alcançaram velocidades consideráveis em suas pesquisas. A Samsung por exemplo, conseguir alcançar 7,5 Gigabits por segundo, mas isso equivale a apenas 1% da capacidade de transmissão do 5G, que pode ser comparada à capacidade de transmissão da fibra ótica. A tecnologia, entretanto, ainda não está concluída e pode ser apresentada ao público somente em 2018.

Os testes foram feitos com aparelhos a aproximadamente 100 metros de distância, mas não se sabe ainda se tal tecnologia poderia atingir todo este potencial quando transferido para fora dos laboratórios. Apesar de chegar a números impressionantes, é provável que as futuras redes 5G entreguem velocidades de 10 e 50 gigabits por segundo, ou seja, velocidades muito abaixo do real potencial da tecnologia.

Obviamente, os primeiros países a receber o 5G serão os Estados Unidos, alguns países da asiáticos e europeus. Já no Brasil, onde as redes 4G ainda estão longe de ser completamente implementadas, a previsão é de que apenas em 2020 vejamos algum sinal da nova tecnologia por aqui.