O avanço dos dispositivos móveis possibilitou sistemas operacionais mais avançados para nossos equipamentos. Estávamos mais familiarizados a nos referir a sistemas operacionais com computadores, desktops e notebooks, ora Windows, ora Mac OS, ora Linux, mas também em mobiles, um sistema operacional tem a função de gerenciar todas as tarefas do dispositivo - o smartphone ou tablet - e fornecer uma interface - aparência - amigável aos usuários e também, manter o bom funcionamento dos aplicativos e dos hardwares do equipamento. Esse sistema tem como principal objetivo facilitar a experiência do usuário com o equipamento de forma a possibilitar que qualquer usuário possa executar desde funções simples até funções mais complexas.

Ao tirar uma foto no meu smartphone e postar em alguma rede social, não há necessidade de saber como isso é feito,  simplesmente saber que tenho condições de fazer isso com apenas alguns cliques. Isso e muito mais, graças a um sistema operacional.

E o Android é um sistema operacional para dispositivos móveis produzido pela Google, baseado em Linux.

Concorrentes do Android

O mercado de sistemas operacionais para dispositivos móveis já possuíam suas gigantes: iOS da Apple nos seus próprios equipamentos, como iPhone, iPad, iPod touch; BlackBerryOS da BlackBerry nos seus próprios equipamentos, como Z10 e Q5; Windows Phone da Windows nos equipamentos, por exemplo, Nokia Lumia 920.

Como a Google se atreveu a entrar nesse mercado? A proposta foi oferecer algo integrado a seus serviços que são populares. E então, parece que está dando certo. O sistema Android está lançando novidades e direcionando tendências no desenvolvimento de aplicativos.

Vantagem em utilizar Android

Acesso a todos os serviços da Google, logo podemos acessar a Loja Virtual Google Play onde tem disponível inúmeros aplicativos gratuitos e outros pagos.

Integração com os serviços da Google, o usuário pode acessar suas contas do Gmail, Youtube, Google Maps entre outros.


Integração com serviços da Google.

O código desse sistema operacional é aberto, ou seja, há a liberdade de se criar aplicativos e aperfeiçoar suas usabilidades, e tais criações ficam disponíveis na Google Play. Além disso, cada fabricante tem autonomia para desenvolver sua interface. Assim, ao contrário de seus concorrentes, o Android é diferente para cada fabricante de determinada marca, que adiciona e altera conforme suas preferências.

A fragmentação do sistema Android, permitindo encontrar no mercado variações de equipamentos com suas aplicações, como TVs, dispositivos vestíveis (óculos, relógios) contribuindo para sua popularização.

Desvantagens em utilizar Android

A fragmentação desse sistema que pode ser encontrado em diversos tipos de equipamentos, sob o aspecto de não ser um sistema unificado.

Curiosidades sobre Android

Nicknames das versões de Android

Para cada versão, o Android recebe um nome composto por, além de suas especificações padronizadas, um nome inspirado em um doce. Segue a lista desses nomes com suas respectivas versões: Alpha(versão 1.0), Beta(versão 1.1), Cupcake(versão 1.5), Donut (versão 1.6), Eclair (versão 2.0), Froyo (versão 2.2), Gingerbread (versão 2.3), Honeycomb (versão 3.0), Ice Cream Sandwich (4.0), Jelly Bean (4.1), KitKat (4.4), Lollipop (5.0).


Versões do Android e seus apelidos.

Ordenação das versões de Android

As versões seguem uma ordem alfabética: A(setembro de 2008), B(fevereiro de 2009), C(abril de 2009), D(setembro de 2009), E(outubro de 2009), F(maio de 2010), G(dezembro de 2010), H(fevereiro de 2011), I(outubro de 2011), J(julho de 2012), K(outubro de 2013), L(novembro de 2014).

Mercado Mundial

Um mercado cada vez mais competitivo onde quem mais tira proveito dessa concorrência somos nós, usuários que assistimos um avanço acelerado em inovação tecnológica, e um barateamento desses equipamentos, possibilitando qualidade para aparelhos de baixo custo.

Diante desse cenário, segundo análises do Instituto de Pesquisa Gartner, o Android se tornou o sistema operacional mais usado em tablets do mundo, foram vendidos 121 milhões de tablets com Android, representando 62% do mercado mundial, em 2013, com um crescimento de 127% em relação ao ano anterior. Nesse mesmo período, cerca de 195 milhões de tablets foram vendidos no mundo, um aumento de 68% em relação ao ano anterior.

Marcas com Android

Fabricantes que lançam seus modelos com Android e alguns exemplos desses modelos:

E a própria Google que em parceria com algumas fabricantes lança equipamentos da linha Nexus com Android, tables e smartphones.

Histórico

A Google anuncia em 2007 o lançamento de seu sistema operacional para dispositivos mobile, o Android. Originalmente desenvolvida pela Open Handset Alliance, sendo a primeira plataforma open source para desenvolvimento de aplicações móveis.

O cenário era desafiador, um sistema open source para concorrer em mercado de gigantes, críticas e mais críticas e todas as análises contrárias ao sistema. Analistas não poderiam estar mais errados, mais de 700 milhões de aplicativos em sua loja virtual, mais de 12 versões, o sistema operacional conta com mais de 1,5 de ativações diárias.

No Brasil, temos que em 2011 a venda de smartphones explodiu e então a proposta do sistema emplacou aqui e no resto do mundo. Hoje, a Google tem uma forte influência no mercado de tecnologia e inovações, determinando o caminho que as outras empresas de criação vão seguir.

Fonte: Instituto de Pesquisa Gartner; Android.