O que no passado parecia algo muito distante, hoje em dia a realidade aumentada é algo cada vez mais próximo de nossas vidas. Ela é considerada a sobreposição de imagens no ambiente virtual, que oferece ilusão ou mesmo uma realidade virtual. Com a tecnologia recente, tal realidade tornou-se mais acessível através de smartphones, tablets e outros dispositivos.

A definição de realidade aumentada também se dá através da sobreposição de objetos virtuais, que podem ser gerados por computador, em um ambiente real, através de algum dispositivo tecnológico, que pode ser o próprio computador, ou outro dispositivo. Deste modo, para que a realidade aumentada seja possível, é necessário um dispositivo que possa capturar um vídeo e exibir o conteúdo ao usuário em tempo real.

Este vídeo da National Geographic esclarece melhor o conceito. Veja:

 

Aplicação da realidade aumentada

A realidade aumentada, podemos considerar como algo abstrato, no geral, está escondida atrás de imagens, que podem estar presentes em vários tipos de mídias, como as impressas, nos vídeos, ou mesmo em filmes. Em dispositivos móveis, por exemplo, a realidade aumentada pode ser usada em aplicativos que operam em conjunto com uma câmera, bússola e até mesmo um GPS, que podem servir de indicadores de vários locais, como restaurantes, lojas, bares, etc.

No caso citado acima, o usuário, ao acionar um determinado aplicativo, pode apontá-lo para uma direção qualquer e terá o conteúdo exposto na tela de seu dispositivo, juntamente com a imagem capturada pela câmera. Através da RA é possível fazer simulações com total segurança. Por essa razão, a  tecnologia é muito utilizada em áreas como publicidade, medicina e games, bem como  pela indústria automobilística para fazer simulações em 3D dos modelos.

A realidade aumentada pode ser usada para vários fins. Os gamers conhecem muito bem a aplicação da realidade aumentada, já que o recurso é amplamente usado pela indústria de jogos. Porém, a realidade aumentada também pode ser usada para simular o uso de acessórios decorativos em um ambiente, como por exemplo, visualizar tal objeto em um local específico apenas por imagem. Na medicina o recurso também vem sendo bastante aplicado, já que contribui muito em procedimentos cirúrgicos.  

 Realidade aumentada e Games

Conforme mencionado acima, a indústria dos games está usufruindo da tecnologia de realidade aumentada, para proporcionar aos gamers cenas mais reais, e com ainda mais interação.

O Oculus Rift é um bom exemplo disso, já que propicia imersão em diferentes jogos. O parelho funciona basicamente substituindo uma televisão, ou seja, transformando qualquer jogo em uma dimensão diferente.