Além da novidade em relação ao nome, a plataforma agora conta com novos recursos e aperfeiçoamentos inteligentes que vieram junto com a atualização do sistema. Pensando nisto, a equipe do Oficina da Net partiu atrás dessas grandes novidades com o intuito de lhe mostrar tudo o que o novo Windows 10 vai permitir aos consumidores e empresários. Até criamos um artigo pra tentar "adivinhar" o que poderíamos esperar do Windows 9, no entanto, a Microsoft nos surpreendeu.

Menu Iniciar

Para a alegria de muitos o menu Iniciar está de volta e com novos recursos interessantes e intuitivos. Dessa vez, a Microsoft aposta em um menu com o visual redesenhado e um pouco diferente, mas com os famosos blocos dinâmicos na coluna à direita. O novo menu permite que você possa organizar os blocos de apps (Live Tiles), mudar o tamanho de cada um, ou se preferir desativá-los por completo, além da possibilidade de redimensionamento do próprio "Menu Iniciar".

Vale a pena dizer que o novo menu iniciar também trouxe um campo de busca universal, onde a experiência de pesquisa foi melhorada e vai mostrar resultados de forma mais limpa e intuitiva podendo ser ativada através de um botão de lupa localizado na barra de tarefas, ou se preferir direto do menu iniciar.

Plataforma Unificada

Talvez a grande e principal novidade do novo Windows está no fato que agora ele será um sistema operacional unificado, ou seja, a mesma plataforma irá rodar nos mais variados tipos de aparelhos disponíveis no mercado, como smartphones, tablets, computadores, notebooks e até mesmo em consoles.

Dessa forma, grandes e pequenos desenvolvedores terão maior domínio sobre os seus próprios aplicativos, pois segundo a Microsoft os softwares produzidos para um aparelho específico poderão ser facilmente utilizados em outros tipos de dispositivos. Outra novidade é que a loja de aplicativos oficial do sistema também será unificada. 

Múltiplas áreas de trabalho

Outra novidade bastante interessante que o novo Windows 10 acaba de ganhar são as chamadas múltiplas áreas de trabalho, que basicamente é uma nova função que permite arrumar de forma eficiente todas as suas aplicações, criar quantos ambientes desejar e também abrir diferentes aplicativos em cada uma delas, tudo de forma fácil e prática. Para isso, basta o ativar em um botão na barra de tarefas, ou deslizando a partir da borda esquerda da tela.

Além disso, o sistema vem acompanhado do novo recurso Snap Assist - ferramenta para organizar seus aplicativos abertos - que permite reunir até quatro programas abertos lado a lado e ao mesmo tempo, sem nenhum problema e dificuldade.

Aplicativos em janelas

Segundo a própria Microsoft, os apps disponíveis na loja do Windows não serão mais rodados em tela cheia. Com isso, as aplicações serão abertas em "janelas" como acontece com os programas e pastas da área de trabalho da plataforma, ou seja, eles agora terão botões para fechar, minimizar e maximizar o software.

Disponibilidade

Infelizmente o Windows 10 só será lançado em meados de 2015, após a conferencia Build em abril. Porém, a Microsoft lança hoje (1 de outubro) o Windows Insider Program, com um versão preview do sistema operacional para computadores. Clique aqui para mais informações. E você, curtiu? Deixe seu comentário.