Caso você seja mais uma pessoa que notou que a bateria do smartphone não está rendendo como o esperado, não se preocupe. O Oficina da Net foi atrás de dicas valiosas para que você possa tentar resolver o problema do consumo excessivo de carga, e por consequência melhorar a performance e desempenho no quesito duração de bateria.

Vale a pena lembrar, que alguns dos métodos que serão citados aqui, foram desenvolvido por um ex-funcionário da Apple Store e poderão ser utilizados sem nenhum problema em seu iDevice. E não se esqueça de seguir atentamente as dicas para conseguir melhores resultados.

Desative o efeito Paralaxe

Embora seja um efeito visualmente bonito com a funcionalidade de permitir que a tela do celular fique mais dinâmica, a ferramenta acaba muitas vezes sendo inútil, e aumenta o consumo de energia do gadget. A única coisa que o "Paralaxe" faz é criar animações tridimensionais que dão a impressão de profundidade, fazendo com que os ícones aparentem estar flutuando.

Por isso, recomendamos que você desative essa função. Para fazer isso, não há muita dificuldade, vá em Ajustes > Geral > Acessibilidade > Reduzir Movimento > e por fim em Ativar. Você pode até estranhar, mas ao "Ativar" você está desativando a opção, ou seja, na verdade está ativando o bloqueio do efeito. 

Notificações Push

Muitos não sabem, mas as "Notificações Push" é uma das funções do sistema que mais consome energia. Basicamente, ele serve apenas para lhe notificar automaticamente dos novos e-mails e para isso é necessário que a ferramenta mantenha uma ligação permanente com os servidores para efetuar a busca de novos dados, o que gasta muita bateria.

Porém, se não quiser desativar permanentemente, você poderá configurar o "Push" para lhe notificar a cada 30 minutos ou até menos se desejar. Faça o seguinte, vá em Ajustes > Mail, Contatos, Calendários > Obter Novos Dados > Deslize a chave do Push e escolha o tempo. 

Desligar os serviços de localização

Diversos aplicativos utilizam recursos do GPS e Wi-Fi para saber sua localização exata e precisa, alguns até precisam dessa ferramenta para funcionar. Entretendo, outros como os de redes sociais não necessitam ter o serviço ativo. Você pode até não saber, mas se está opção estiver ligada no seu smartphone o consumo de bateria será muito maior e praticamente sua privacidade estará exposta.

Para resolver, entre em Ajuste > Privacidade > Serviço de localização e escolha os apps que não deseja habilitar. Se você utiliza com frequência softwares como o Waze, Google Maps ou algo do tipo não desative a ferramenta, pois eles não irão funcionar corretamente.

Atualizações automáticas

Desativar as atualizações automáticas de aplicativos que não seja absolutamente necessários pode ajudar a economizar a bateria. Para você ter uma noção do alto consumo, a própria Apple divulgou um alerta para os usuário do IOS, que ter essa função ativa em seu celular irá perder muita carga.

Para desativá-la, vá em Ajustes > iTunes e App Store > Transferências automáticas e para finalizar desative as atualizações. Não se preocupe seus aplicativos ainda poderão ser atualizados, porém, você terá que fazer isso manualmente ou se preferir reative a opção.

Instale aplicativos para te ajudar

Outra maneira muito interessante para economizar ao máximo sua bateria é por meio de aplicativos que vasculham seu aparelho atrás do que realmente está gastando energia. Além disso, alguns desses apps são capazes de te auxiliar o que é preciso fazer para que seu smartphone economize muito mais. As melhores opções são:

Desativar o AirDrop e Bluetooth

Provavelmente você não utiliza com frequência o AirDrop e o Bluetooth, por isso, o melhor a fazer é deligar estes serviços que gastam demais a energia do iPhone e voltar a usar apenas quando for necessário. Não é muito difícil desligá-los, basta passar o dedo de baixo para cima e aparecerá o Control Center, agora é só procurar pelo símbolo do Bluetooth e pelo nome "AirDrop: só contatos.