Pesquisa realizada pela ONG Safernet Brasil aponta que em 2013 o número de casos em que as vítimas tem fotos ou vídeos divulgados na internet dobrou, foram 101 casos, contra 48 em 2012. A forma de comum de divulgação é em redes sociais ou no aplicativo WhatsApp.

O número representa um crescimento de 110% em relação a 2012, quando a ONG contabilizou 48 pedidos de ajuda. Foram contabilizadas como vítimas àquelas que procuraram o serviço gratuito Helpline Brasil ou Canal de Ajuda da ONG e denunciaram o uso e veiculação indevidos e sem autorizações de fotografias, filmagens e conversas com conteúdo erótico ou pornográfico.


Foto divulgação

Veja algumas dicas para manter a segurança na internet:

Para a psicóloga Juliana Cunha, da Safernet, os adolescentes e jovens encontraram nos smartphones uma nova maneira de expressar sua sexualidade. Por isso, o "nude selfie" e o "sexting" fazem parte dessa nova cultura. "O 'selfie' com nudez é mais um jogo sexual, em uma fase de descobertas que sempre aconteceu na adolescência. Para muitas, é uma prova de cumplicidade e intimidade com o parceiro", afirma.

O problema é que agora existe uma plateia enorme assistindo à cena e julgando a vítima através das redes sociais. Não existe mais segredo entre duas pessoas na internet" - Juliana Cunha.

Já noticiamos aqui casos de pessoas famosas terem "caído na net", quem não lembra do caso da Carolina Dieckmann que teve suas fotos roubadas de seu computador.

Prevenção

Nesta segunda-feira (14), a Safernet lança uma campanha mundial contra a divulgação e o compartilhamento nas redes sociais de fotos, vídeos e troca de mensagens íntimas de crianças, adolescentes e jovens. No cartaz da campanha, aparecem mensagens de alerta - como "A internet não guarda segredos" e "Mantenha sua intimidade off-line" - para que imagens íntimas compartilhadas não caiam nas mãos de pessoas erradas.

Acompanhe aqui no Oficina da Net nosso canal de segurança, tem diversas dicas e tutoriais para manter-se seguro na web.