Quando o Facebook comprou o WhatsApp, os usuários receberam a promessa de que seus dados seriam privados, e que não estariam sujeitos à nenhuma das coisas obscuras pelas quais Mark Zuckerberg e sua equipe são conhecidos.

O WhatsApp, com sua popularidade indiscutível, tem sido o líder do mercado por muitos anos. No entanto, o cenário está mudando gradualmente, com a emergência de diversas alternativas que oferecem recursos inovadores e segurança aprimorada. Neste artigo, exploraremos algumas das principais alternativas ao WhatsApp. Cada um dos mensageiros possui características únicas que podem atender às necessidades e preferências individuais dos usuários.

As melhores alternativas ao WhatsApp

Então, se você está receoso de utilizar o WhatsApp ou ele caiu e você precisa de alternativa, aqui estão os melhores concorrentes do WhatsApp.

Lembrando que esses aplicativos foram os que o Oficina da Net escolheu, se você conhece mais algum e o considera bom, não deixe de comentar no final do artigo!

Telegram

Telegram
Telegram

O Telegram é conhecido por sua ênfase na privacidade e segurança. Com recursos como criptografia ponta a ponta e autodestruição de mensagens, o aplicativo garante que suas conversas permaneçam protegidas contra invasões indesejadas. Além disso, o Telegram permite a criação de grupos enormes, com capacidade para até 200.000 membros, tornando-se uma opção popular para comunidades e organizações. Ele também oferece uma variedade de recursos, como bots, canais públicos e uma API aberta, permitindo a personalização e a integração com outros serviços.

Onde baixar: Google Play Store | App Store | Web

Discord

Discord
Discord

Embora inicialmente conhecido como uma plataforma de bate-papo para jogadores, o Discord expandiu seu alcance para atender a uma variedade de comunidades online. Com recursos avançados de bate-papo por voz e texto, o Discord oferece uma experiência completa de comunicação para grupos de amigos, comunidades de jogos, equipes de trabalho e muito mais. Além disso, o aplicativo permite a criação de servidores personalizados, onde os usuários podem se reunir e interagir em diferentes canais temáticos. Com integração de multimídia, recursos de compartilhamento de tela e uma interface intuitiva, o Discord continua a ganhar popularidade como uma alternativa versátil ao WhatsApp.

Onde baixar: Google Play Store | App Store | Para PC | MAC

Skype

Skype
Skype

O Skype é um dos pioneiros em serviços de chamadas de voz e vídeo pela internet. Com sua longa história no mercado, o Skype oferece uma ampla gama de recursos de comunicação, incluindo chamadas de áudio e vídeo em alta qualidade, compartilhamento de tela, mensagens instantâneas e conferências em grupo. O aplicativo é amplamente utilizado para fins pessoais e profissionais, permitindo que os usuários se conectem com amigos, familiares e colegas de trabalho em todo o mundo. O Skype também oferece a opção de números de telefone virtuais, permitindo chamadas para telefones fixos e celulares.

Onde baixar: Google Play Store | App Store | Windows Store

Signal

Signal
Signal

O Signal é conhecido por sua forte criptografia e compromisso com a privacidade. Ele oferece criptografia de ponta a ponta em todas as comunicações, garantindo que apenas os remetentes e destinatários pretendidos possam ler as mensagens. Com recursos como autodestruição de mensagens e a capacidade de bloquear capturas de tela, o Signal se destaca como uma opção segura para mensagens privadas e sensíveis. Além disso, o aplicativo é de código aberto, o que significa que sua segurança pode ser auditada por especialistas independentes.

Onde baixar: Google Play Store | App Store | Windows Store | MacOS

Viber

Viber
Viber

O Viber é um aplicativo de mensagens e chamadas gratuito que oferece uma ampla gama de recursos para os usuários. Além das mensagens de texto, o Viber permite chamadas de voz e vídeo gratuitas, compartilhamento de arquivos, adesivos e até mesmo jogos integrados. Ele também oferece a opção de fazer chamadas para números de telefone fixos e celulares a taxas reduzidas, tornando-o uma escolha econômica para comunicação internacional. O Viber se destaca por sua interface amigável e recursos adicionais que aumentam a interação entre os usuários.

Onde baixar: Google Play Store | App Store | Windows Store | MacOS

iMessage

O iMessage é exclusivo para dispositivos Apple, tornando-se uma escolha popular para usuários do ecossistema iOS. Integrado ao aplicativo de mensagens padrão nos dispositivos da Apple, o iMessage permite enviar mensagens de texto, fotos, vídeos, adesivos e muito mais. Com recursos como criptografia de ponta a ponta e sincronização entre dispositivos, os usuários podem continuar suas conversas de forma contínua em diferentes aparelhos Apple. O iMessage também oferece integração com outros serviços da Apple, como FaceTime e iCloud, proporcionando uma experiência de comunicação completa dentro do ecossistema Apple.

Google Duo

O Google Duo fez bastante sucesso e aumentou a sua base de inscritos durante a pandemia de COVID-19. Os recursos do aplicativo foram aprimorados, agora ele permite chamas de vídeo em grupo com até 32 pessoas simultâneas. Existe criptografia de ponta a ponta, que protege você em todas as suas chamadas, sejam elas entre apenas duas pessoas ou em grupo.

Onde baixar: Google Play Store | App Store | Web

Line

Lançado no Japão em 2011, o Line é bem popular na Ásia. Embora as versões iniciais do aplicativo não incluíssem criptografia de ponta a ponta padrão, seus proprietários ativaram essa função para todas as mensagens, bate-papos em grupo, chamadas de voz e vídeo em agosto de 2016. Apesar disso, na China o Line atua de acordo com o Governo chinês, proibindo usuários de enviar ou receber palavras que aparecem em uma lista fornecida por autoridades chinesas.

Onde baixar: Google Play Store | App Store | Windows Store

WeChat

WeChat é um aplicativo bastante similar ao WhatsApp, muito usado e muito popular. Segundo um relatório, a plataforma WeChat tem mais de 600 milhões de usuários em todo o mundo, sendo maior do que o número de usuários do WhatsApp.

O registro do usuário no WeChat é fácil e semelhante ao do WhatsApp ou Viber, usando um número de contato telefônico por meio de um código de verificação. Com o WeChat, você pode se conectar ao seu e-mail e conta do Facebook, permitindo que as pessoas o encontrem facilmente. Além de mensagens, compartilhamento de imagens e bate-papo por vídeo estão disponíveis com o WeChat.

Onde baixar: Google Play Store | App Store | Windows Store | MacOS | Web

Conclusão

Conforme as necessidades e preferências dos usuários evoluem, essas alternativas ao WhatsApp surgem como opções competitivas, oferecendo recursos avançados, segurança aprimorada e uma variedade de opções para se conectar e se comunicar com outras pessoas. A escolha do mensageiro ideal dependerá do uso pretendido e das preferências individuais de cada usuário.