A computação em nuvem (ou cloud computing, em inglês) é um dos métodos de arquivamento de dados mais utilizados hoje em dia, tendendo a crescer ainda mais devido aos avanços da rede mundial de internet. Consiste em possibilitar o acesso remoto a programas, serviços e arquivos sem que seja necessária a instalação de aplicativos específicos no computador. Isto deve-se ao fato de que estes estão armazenados na rede e, basta estar conectado a ela, em qualquer máquina, para ter acesso aos arquivos. O fato de acessar seus dados em qualquer lugar ou horário e fazer seus backups sem necessitar de um equipamento, tornou, portanto, a nuvem muito mais interessante do que os métodos utilizados convencionalmente.

Este método de alocação de dados, muitas vezes, torna-se a única escolha de empresas e pessoas que possuem uma vasta quantia de arquivos e dispõe de um espaço físico muito limitado. O Google, por exemplo, oferece vá­rios aplicativos que permitem o funcionamen­to e a interação do usuá­rio e que rodam diretamente em seu navegador, entre eles temos o Goo­gle Drive, Goo­gle Maps e Gmail. Outros serviços que fazem parte do nosso dia a dia, e que geralmente são passados por despercebido por nós, como o Yahoo!, Hotmail, Dropbox e demais e-mail, além dos muitos sites específicos para este fim, são sistemas de computação em nuvem.

Futuro

Quando pensamos no futuro da computação em nuvem pensamos, geralmente, a ideia de segurança das informações e dados ali dispostos. Esta, portanto, é uma das grandes questões que, de certa forma, freiam o crescimento e a disseminação do uso da could computing. Em contrapartida a isto, várias empresas de tecnologia estão se unindo numa aliança chamada "Open Data Center Alliance", ou Aliança para Datacenters Abertos, para definir padrões específicos para a computação na nuvem.

"O Brasil precisa disso. Nós vamos crescer muito nos próximos cinco anos, com a infraestrutura que nós precisamos ter, com cidades digitais, com as pequenas e médias empresas, com os cidadãos e serviços. Até mesmo as demandas da Copa do Mundo e das Olimpíadas, é fundamental que essa aliança aconteça com a nossa participação ativa", diz Cássio Tietê - Diretor de Marketing da Intel.

Portando, chaga-se a conclusão de que a computação em nuvem estará, em um futuro próximo, compenetrada dentro das organizações. E estas, por sua vez, devem se adequar a ela, não apenas como uma simples ferramenta de cunho tecnológico, mas sim como um ótima maneira de armazenamento de dados que, consequentemente, retornará muitas praticidades, evitando gastos desnecessários com fontes externas de espaços físicos e utilizando, basicamente, a rede de internet como principal carro chefe. A que tudo indica, esta tende a ser uma ferramenta indispensável futuramente, então, quanto antes a população for se adaptando a ela, melhor será o seu convívio com a mesma.

Em relação a sua segurança, isto é, a possibilidade de hackeamente de seus dados e informações dispostos na rede, saiba que, quanto mais esta tecnologia for se expandindo, surgirão novos e sofisticados softwares de segurança, os famosos anti-vírus; além, é claro, dos muitos de que temos acesso hoje.

Continue sua leitura sobre este assunto com: Como anda a segurança no Cloud Computing?