De acordo com uma reportagem da "BBC", um grupo criou a primeira arma feita em uma impressora 3D. O grupo, denominado "Defense Distributed", disponibilizou no domingo (5) desenhos em 3D da arma na internet.

"Muitas pessoas não esperavam que isso poderia ser feito", disse Cody Wilson, de 25 anos, líder do grupo. Conforme o grupo, a arma foi testada com sucesso no sábado (4).

 O grupo passou um ano tentando desenvolver a arma em uma impressora 3D. A "Liberator", como foi nomeada a arma, foi confeccionada em uma impressora 3D de US$ 8 mil e montada através de 16 peças de plástico ABS impressas de forma individual.

Ao que tudo indica, mais um perigo para a sociedade, ou seja, armas podendo ser confeccionadas na própria casa sem qualquer registro de posse. De acordo com Wilson à "BBC", a demanda por este tipo de material é muito grande. "Eu vejo um mundo onde a tecnologia diz que você será capaz de ter o que quiser. Não cabe mais aos políticos".

Wilson recebeu a licença de fabricação da arma de fogo da Agência Federal de Explosivos e armas dos EUA, a ATF. De acordo com Donna Sellers, da ATF, a arma confeccionada através da impressora 3D é legal no EUA.  "Nos EUA, uma pessoa pode fabricar uma arma de fogo para uso próprio. Porém, se ela começar a fabricar armas para a venda, pode precisar de uma licença", disse.

Nos Estados Unidos a comercialização de armas de fogo é legal. No entanto, no Brasil, como em outros países, há uma série de requisitos para ter uma arma em casa. Assim, se essa moda chegar ao país, a situação poderá ficar ainda mais complicada para a população, já que ficará difícil manter um rígido controle sobre a fabricação como também a distribuição desse tipo de material.