Você pode passar seu dia todo em frente ao computador, buscando informações para o trabalho que você desempenha, e ao final do dia, por pelo menos um minuto, entrará em alguma rede social para conferir se alguém lhe deixou algum recado ou convite.

É natural, está fixado em nossa mente o desejo de estar conectado à internet. Em quantas redes sociais você possui um perfil? Três, quatro?

Facebook, Twitter, Orkut, MySpace, Mirtesnet, Instagram, Badoo, Twoo, Flickr, são, entre muitas outras, ferramentas onde colocamos informações pessoais, fotos e vídeos.

Mas e se você trabalha com isto e precisa gerenciar a conta do Facebook ou Twitter de sua empresa, além das suas, que bagunça. Para isto, existem alguns programas que agrupam estes serviços de maneira que seja possível administrar cada conta em um único espaço.

Nesta lista vamos trazer seis programas que fazer este serviço com contas do Twitter, de forma que você consiga separar o trabalho do entretenimento sem ter que sair de um para acessar outro. Confira:

Echofon

O Echofon era uma extensão do Firefox para integrar o Twitter ao navegador. As extensões em si, podem ser chatas quando você faz a instalação de algum programa e "recebe" de brinde uma extensão como o "Ask", por exemplo. Porém no Echofon você pode gerenciar diversas contas de twitter num único local, que fica quase imperceptível em seu navegador Firefox.

Com o Echofon você pode:

  • Atualizar os Tweets recebidos sempre que quiser, o marcador mostrará quantos novos tweets você tem para ler.
  • Cadastrar mais de uma conta de Twitter e alternar entre as contas;
  • Definir se quer receber as atualizações por pop-up.

Sãos diversas opções de configurações para seu Echofon, além de ser uma ferramenta extremamente leve e prática.

*Ao final do ano passado, a extensão Echofon para Firefox foi descontinuada, portanto o não é mais possível obte-lo para seu navegador no computador ou notebook. Entretando o aplicativo Echofon para smartphones equipados com Android ou iOS além de Tablets, segue com toda a força e é muito utilizado.

Destroy Twitter

No mundo do Twitter, diversos programas tomaram destaque pela facilidade e praticidade para organizar contas e listas do twitter em um programa, dentro destes destaques está o DestroyTwitter.

Um programa de interface simples, que dispensa a entrada na página inicial do twitter, é capaz de oferecer que você visualize sua "Home", mensagens, grupos, pesquisa, e favoritos.

O DestroyTwitter permite que você acesse a página da desenvolvedora e baixe temas e personalize seu programa de forma que o mesmo se torne mais agradável de se utilizar.

Os programas para gerenciar Twitter em geral tem as mesmas funcionalidades, a grande diferença está no visual da interface, e na praticidade que ele lhe oferece quando seu desejo é ler tudo o que seus amigos e followers estão falando. Este é um programa nota 10 para você utilizar. Ele pode ser baixado aqui.

Cotweet

O negócio é diferente quando você precisa utilizar as redes sociais para uso profissional, como uma menira de manter o público alvo sempre informado. Outro recurso muito utilizado hoje em dia pelas empresas, é o lançamento de campanhas publicitarias ou virais através da internet, uma meneira de espalhar suas ideias e produtos através da extensa e super rápida via de acesso às residências.

O CoTweet é utilizado por muitas empresas multinacionais como ferramenta para alavancar a produtividade por meio das redes sociais. Criado de forma semelhante à um cliente de e-mail, como o Outlook, Gmail, Yahoo, com uma barra lateral de menus.

É capaz de gerenciar até cinco contas unidas à um único login, além do compartilhamento entre os administradores, ou seja, outras pessoas além de você, podem alterar e publicar material através deste sistema, que é on-line.

Postagens nas diversas contas ao mesmo tempo, permite postagens agendadas, encurtador de links e mostra estatísticas dos links postados. É possível acompanhar o histórico de conversas, atualizações recentes e informações do perfil.

Não é necessário fazer download do aplicativo, esta ferramenta é utilizada como uma página da web. Se você se interessa em testar o Cotweet, acesse a página inicial aqui.

Inbox2 Desktop

Uma boa ferramenta para gerenciar diversas redes sociais e e-mail numa mesma interface: Gmail, Twitter, Yahoo, Hotmail e Facebook. É um software, portanto precisa ser baixado.

Já pensou em "economizar" abas de seu navegador abrindo seu Gmail, Hotmail, Facebook e Twitter para estar sempre atento às atualizações destes? Com o Inbox2 para Desktop isso é permitido.

De maneira prática você pode facilmente visualizar suas contas numa interface simples e objetiva. Assim como no CoTweet, a lista de mensagens é muito semelhante à um serviço de e-mail (mesmo a lista do Twitter).

Além da barra "Home" no canto superior, uma aba "Contatos", "Documentos" e "Imagens" estão em destaque. Nelas é possível rever os documentos recebidos recentemente, imagens e os contatos para enviar uma mensagem.

O Inbox2 é outro bom programa para se ter no seu computador.

Tweetdeck

Talvez um dos melhores programas para gerenciar contas de Twitter. Muito prático e simples, ele acumula em colunas definidas pelo usuário, as listas da preferência de cada pessoa: Timeline, Interactions, Lists, Messages, entre outros.

Semelhante à interface do próprio Twitter, o Tweetdeck permite que você configure quantas contas quiser da rede do passarinho e também do Facebook. Ele permite a adição de filtros de palavras e autores, porém, para se ter um desses é necessário uma conta ID, uma conta no Tweetdeck.

Uma boa ferramenta profissional, e excelente para uso pessoal. Você pode fazer download para desktop ou notebooks através do Tweetdeck.com, e ele também pode ser instalado em dispositivos móveis.

HootSuite

Esta, devo confessar, me conquistou. Uma excelente ferramenta de gerenciamento de mídias sociais. O Hootsuite permite que você se conecte à várias redes sociais através de uma única aba do seu navegador.

Com o mesmo princípio de outras, esta plataforma é utilizada por grandes empresas para divulgar campanhas de marketing e distribuírem mensagens para múltiplos canais. O agendamento de postagens é bastante interessante e através de dispositivos móveis é possível acompanhar resultados e tendências para cada postagem.

O site possui uma barra lateral de menus, ali você pode ver:

  • Home - Colunas de páginas; As contas que tem cadastrado;
  • O editor para mensagens agendadas e o filtro de mensagens;
  • Você pode também criar um relatório básico (superficial) de análise de desempenho;
  • Lista de contatos;
  • Além de uma lista de Apps para integrar em seu perfil: Evernote, RSS Reader, Flickr, Tumblr, etc.

O HootSuite pode ser acessado em sua página, aqui. Este pode ser o seu grande aliado na hora de gerenciar suas contas em redes sociais, com vista que ele tem suporte para:

Acredito que além do próprio Twitter, temos boas opções para um gerenciador de contas para testar e escolher. Se você utiliza algum outro programa e gosta muito dele, conte-nos através dos comentários.