O Facebook apresentou uma nova ferramenta, o Video Calling e também o Group Chat, deste modo a empresa quer tornar a comunicação entre os seus usuários ainda mais fácil.

O Video Calling é diretamente ligado ao Skype e assim o usuário pode iniciar uma sessão de bate-papo de vídeo com outra pessoa apenas com dois cliques. As pessoas que receberem o convite podem iniciar a conversação via chat sem ter o Skype instalado, isso tudo é possível devido ao plug-in ser descarregado on-demand. Assim sendo, o usuário não precisa mais ter o software instalado no computador.

"A maioria dos usuários não querem perder tempo ao configurar este material", disse o CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, para o grupo de jornalistas presentes na sede da empresa, em Palo Alto, Califórnia, para ver o que havia sido anunciado como "algo extraordinário."

Estes recentes acontecimentos estão baseados também na tecnologia da Apple, pois, as instalações de softwares estão cada vez mais simples, como o caso do Mac App Store. O mesmo acontece com o Google que, no seu navegador Chrome as aplicações são baseadas na nuvem e assim, reforçando o conceito de auto-gerenciamento, sem necessidade de intervenção do usuário.

"Nós vamos ver mais da filosofia da Apple que prega que o software ‘só funciona e você não precisa saber o porquê’", afirmou o analista do Gartner Michael Gartenberg. "Os usuários se preocupam com a funcionalidade, e não com a tecnologia."

Com essa filosofia o Group Chat está funcionando, ele é uma ferramenta simples e com certeza irá fazer sucesso entre os usuários do Facebook, que agora poderão formar grupos e conversar entre si.