O telefone celular pode aumentar o risco de certos tipos câncer cerebral de acordo com o anúncio feito hoje, na França, pela Agência Internacional de Pesquisa sobre o Câncer (Iarc), um braço da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Antes do anúncio de hoje, a OMS havia garantido aos consumidores que a radiação não tinha sido relacionada a nenhum efeito nocivo à saúde. Segundo a agência Reuters, um grupo de trabalho de 21 cientistas de 14 países se encontrou para pesquisar e revelou evidências científicas que o uso de celulares deveria ser classificado como "possível fonte de câncer".

A OMS e a IARC afirmaram, no entanto, que as evidências do risco de câncer são "limitadas" para os usuários de celulares, o que significa que há uma "associação positiva" crível entre a exposição ao agente e o câncer, mas que não é possível excluir outros fatores. "Poderia haver algum risco e, portanto, temos de vigiar de perto o vínculo entre os celulares e o risco de câncer", disse Jonathan Samet, da University of Southern Califórnia, responsável pelo grupo de trabalho formado pela OMS e a IARC. Christopher Wild, diretor da IARC, acrescentou que, "dadas às potenciais consequências destes resultados e desta classificação para a saúde pública, é importante que se investigue mais a longo prazo o uso intensivo de celulares".

A ligação entre câncer no cérebro e celulares é uma discussão que já dura anos. Em março de 2010, um estudo da própria OMS afirmou que não há provas de que o uso do celular por até 10 anos cause câncer. Na época, Wild, da IARC, afirmou que os dados colhidos pelo estudo não indicavam relação entre o aumento do risco de câncer de cérebro e o uso do celular, mas que os estudos deviam continuar, principalmente por conta das mudanças nos padrões do uso do aparelho entre os jovens.

A indústria de telefonia celular afirma que não há provas conclusivas de que a radiação dos aparelhos cause impacto sobre a saúde dos usuários.

 

Como pode causar o câncer?

 

Todos os telefones celulares emitem uma certa quantidade de radiação eletromagnética. Dada a proximidade entre o fone e a cabeça, é possível que a radiação cause algum tipo de dano aos usuários. O que está sendo discutido no cenário científico e político é exatamente a quantidade de radiação que é considerada nociva, e se há algum efeito potencial a longo prazo causado pela exposição à radiação dos telefones celulares.

 

Dicas para evitar a radiação do telefone

 
  • Aconselha-se a utilização do celular com fone de ouvido que tem microfone, assim o telefone pode ficar mais longe do corpo.
  • Uso em viva voz que também permite deixar o telefone um pouco mais distante da cabeça.
  • Outra forma é o fone de ouvido Bluetooth.

 

O que se sabe de concreto é que causa problema aos usuários através da radiação do aparelho, com as dicas acima você pode evitar. Mas lembre-se que isto se vale se você utiliza muito o aparelho todos os dias.