CADASTRE-SE

Como saber se um site é seguro para navegar?

140 1 comentário(s) Rafaela Pozzebon (@RafaelaPozzebon)

Atualmente podemos fazer praticamente tudo na internet, podemos realizar compras, buscar informações, fazer pedidos de restaurantes, comprar passagens aéreas, pagamentos, transações bancárias, enfim, uma infinidade de oportunidades dentro da web.

Para tanto, com todos esses benefícios e vantagens às pessoas, os usuário precisam ficar atentos pois existem muitas pessoas que por algum motivo tentam tirar proveito da situação.

Deste modo, muitas vezes ficamos inseguros ao realizar algum procedimento na internet. Como termos certeza de que não estamos caindo em alguma armadilha virtual e sendo mais uma vítima de crimes virtuais? Pois bem, felizmente há maneiras de podemos nos proteger e não entrarmos nas estatísticas dos crimes virtuais.

Dentre as opções, existe uma ferramenta muito eficaz capaz de detectar sites falsos, o chamado “Web of Trust”, ele é compatível com o Chrome, Firefox, Internet Explorer e Safari e além de tudo é gratuito. A partir dele o usuário pode ter acesso a uma lista com mais de 21 milhões de sites e assim certificar-se que está em um site seguro. Com essa mesma ferramenta, quem tem crianças em casa, pode ficar mais tranquilo pois, poderá desativar pop-ups e assim, ter mais proteção durante a navegação.

Outra forma de se proteger na web é verificando se a loja virtual que queira realizar alguma compra informa dados como o CNPJ, telefone e endereço. Assim, o usuário tem a possibilidade de verificar se as informações são realmente verdadeiras no site da Receita Federal. Outra dica importante é que endereços de sites considerados seguros, no geral usam “https”, sendo que o “s” simboliza uma transação segura. Não deixe também de ver se o site da empresa virtual possui selos de “Internet Segura” e “Site Seguro”, como também se possui certificado digital SSL.

Quem possui a Internet Explore 9 possui a possibilidade de instalar complementos no navegador que são capazes de tornar a navegação mais segura e confiável. Veja abaixo:

McAfee SiteAdvisor

Com este complemento a navegação pode se tornar muito segura, ele funciona também como um antivírus, percorre todos os sites que o usuário acessa e avisa se eles são confiáveis ou não.

http://www.oficinadanet.com.br//imagens/coluna/3121//seguranca1.jpg


Para saber se o site é seguro, o usuário precisa verificar o campo do McAfee na barra de ferramentas, deste modo, se ele estiver verde, significa que o site é seguro; caso esteja vermelho, não é aconselhável navegar, pois há indicação de possíveis problemas.
Link: www.siteadvisor.com

Dr.Web anti-virus link checker

Com o Dr.Web anti-virus link Checker o usuário pode conferir se pode ou não acessar um determinado link. O serviço adiciona uma opção ao menu de contexto que vasculha o site antes do usuário clicar no link, e assim, diz se o site é seguro ou não.

http://www.oficinadanet.com.br//imagens/coluna/3121//seguranca-2.jpg


Links: Firefox | Internet Explorer

Personal Block

O usuário que procura proteção contra spam e sites indesejados nos resultados de busca do Google, pode bloquear determinados endereços e assim, eles não aparecerão mais no resultado de pesquisa. Com este recurso a busca fica mais limpa, mostrando apenas o assunto relevante para o usuário. Deste modo, sempre que algum link de spam surgir, é necessário clicar no botão “Bloquear (nome do domínio)”. O único problema é que essa extensão só funciona nas buscas em inglês.

http://www.oficinadanet.com.br//imagens/coluna/3121//seguranca-3.jpg

 

WOT

O WOT (Web Of Trust) funciona como uma rede social voltada para a segurança. A partir deste complemento o usuário pode pesquisar sobre algum site e descobrir o que as outras pessoas acham sobre ele e descobrir se é realmente seguro e confiável. São quatro os critérios de avaliação: Fidedignidade, Confiabilidade do Fornecedor, Privacidade e Segurança para as crianças. Assim, quando o usuário acessar um site, pode compartilhar o que pensa sobre ele clicando no menu do WOT na barra de ferramentas e selecionando uma cor (entre vermelho, laranja, amarelo, verde claro e verde escuro) para classificá-lo em cada um dos critérios citados acima.

http://www.oficinadanet.com.br//imagens/coluna/3121//seguranca-4.jpg


Link: www.mywot.com

Para aqueles que ainda sentem-se inseguros quanto a confiabilidade de um site, prestem atenção em algumas dicas simples que podem evitar futuros transtornos. E fique tranquilo, é possível sim, usar a internet com segurança só é necessário prestar atenção em alguns detalhes: Verifique se no momento de envio de qualquer informação o endereço da página inicia com o https://. Também é importante notar se a barra de endereço apresenta a cor verde, pois essa cor na barra de endereço do browser indica que o site é seguro. Um fator essencial é verificar o cadeado, neste local, ao clicar, o internauta pode visualizar detalhes sobre o endereço do site e também o seu responsável.

Assim sendo, a cor verde na barra de endereço do browser indica que o site possui o chamado Certificado para Servidor Web EV SSL, que oferece autenticação de segurança ao site. Deste modo o usuário pode confiar no endereço eletrônico e assim transmitir as informações e realizar as transações online com proteção. O cadeado que aparece quando o internauta acessa a página é um grande indicador de segurança, pois a partir daí é possível visualizar diversas informações sobre o certificado digital utilizado no site.

Com essas dicas é possível navegar pela web e ter a certeza que não está comprometendo a segurança de suas informações. Então, fique atento!



Recomendamos:
 
Comentários:



TOPO