CADASTRE-SE

O que são os cartões de memória SD?

4 4 18 1 Sérgio Silva Pereira | Assunto: Hardware

Veja o que é um cartão de memória SD ou memória flash. Algumas pessoas ainda se sentem perdidas em meio a tantas tecnologias, mesmo quando estas se tornam utilizadas e conhecidas por uma grande maioria. Um exemplo disso são os cartões de memória SD que poucos sabem de fato como eles são utilizados e a dinâmica de cada um para cada aparelho.

http://www.oficinadanet.com.br//imagens/coluna/3079//cartao-sd.jpg
Algumas pessoas ainda se sentem perdidas em meio a tantas tecnologias, mesmo quando estas se tornam utilizadas e conhecidas por uma grande maioria. Um exemplo disso são os cartões de memória SD que poucos sabem de fato como eles são utilizados e a dinâmica de cada um para cada aparelho. Antes, queremos que você entenda o conceito de cartão de memória ou Cartão de memória flash, que nada mais são que dispositivos de armazenamento de dados. São muitos os modelos e tecnologias em cartões de memória, entre essas tecnologias estão os cartões SD que é bastante compacto e mede 24mmx 32mm e é utilizado em mais de 12 categorias de diversificados aparelhos.

Inicialmente este cartão foi desenvolvido pela Panasonic, logo após por outras empresas do ramo tecnológico como a Toshiba. Para quem não sabe a sigla SD significa Secure Digital, devido ele utilizar recursos de criptografia e de gestão de direitos autorais. Esses cartões estão presentes, sobretudo, na maioria dos aparelhos celulares e acabam recebendo um grande acervo de arquivos, possibilitando assim maior dinâmica aos próprios aparelhos. Os cartões SD vêem com alguns recursos como proteção contra cópia, inclusive impedindo que os arquivos sejam copiados pelo sistema de Bluetooth. Uma trava lateral impede que os arquivos sejam deletados acidentalmente e ainda possui a proteção de Copyright ©.

Os cartões de memória SD para aparelhos celulares e outros equipamentos tecnológicos, são chamados de miniSD e possuem dimensão menor que às outras de 24mmx32mm, elas se ajustam em 20mmx 21,5mmx 1,4mm. Uma maioria desses cartões possui adaptador que se ajustam para tamanhos maiores. A cada dia eles estão ficando mais universais e dinâmicos nas formas e recursos. Vale à pena ressaltar que os cartões que possuem entrada SD são perfeitamente ajustáveis aos cartões que possuem padrão MMC, embora o mesmo não ocorra com os cartões MMC para os SD´s. A maioria dos computadores modernos estão surgindo com entrada direta para cartões de memória sem a necessidade de adaptá-los. Mas, não são apenas os computadores que se adaptam a essa tecnologia em arquivamento de dados, muitos outros aparelhos também se adaptam, tais como: câmera digital, aparelhos de DVD, televisores, impressoras, MP10, entre outras.

Os cartões SD de alta capacidade conseguem armazenar mais arquivos por isso estão a cada vez mais caindo no gosto de pessoas que gostam de trabalhar sem risco de perderem a capacidade de armazenamento e até deixarem de salvar muitos arquivos. Esses cartões de maior capacidade vêem com a tecnologia denominada de Speed Class, que possibilita uma transferência de dados com maior precisão, velocidade e qualidade. Esses cartões possuem variadas taxas de velocidades em mega por segundo. Ele chega a possuir variadas velocidades, mas, isso dependerá da versão. A forma de velocidade é realizada em múltiplos de 150k.

Estamos na era em que às grandes produtoras cinematográficas e fonográficas estão substituindo os CD´s Rom e Cd´s de áudio pelos cartões que possuem proteção Copyright © que impedem a pirataria. Na Brasil ainda não vimos nenhum caso registrado, mas, nos EUA, por exemplo, já é uma realidade. Se por um lado a tecnologia facilitou a vida dos piratiadores que vendem filmes e cd´s musicais piratas baixados da internet, por outro lado, eles acabam sendo combatidos com essas tecnologias. O consumidor sério fica até satisfeito, haja à vista, que o filme ou músicas que ele adquiriu poderá ser visualizado e ouvido, em muitos aparelhos móveis. A norte americana compUSA já oferece esse tipo de serviço com total segurança e grande aceitação!


Conclusão:


Muitos outros modelos e formatos de cartões estão surgindo, a exemplo do SDHC que vem com alta definição, enfim, muitos outros. Se você está planejando adquirir um cartão SD agora você saberá que eles são totalmente revolucionários e possuem qualidade ímpar! Não se esqueça de pesquisar, inclusive aqui no oficina, os novos lançamentos em cartões SD, até porque cada versão surge com uma novidade e quem sabe muito em breve aqui no Brasil você não trocará seus dvd´s por cartões de memória SD que cabem no bolso mínimo da calça?

Leia a seguir: Qual a diferença entre NTFS, FAT, FAT 32 e exFAT



Você precisa ler isto:

Comentários

TOPO