CADASTRE-SE

O que fazem os profissionais de TI no dia a dia

8 16 59 1 Gregory Laborde | Assunto: Carreira

Hoje em dia é impraticável repelir as atividades profissionais da área de Ti, desta forma todo o processo econômico atualmente gira em torno da utilização de ferramentas digitais como banco de dados, processadores de texto e imagem.

Hoje em dia é impraticável repelir as atividades profissionais da área de Ti, desta forma todo o processo econômico atualmente gira em torno da utilização de ferramentas digitais como banco de dados, processadores de texto e imagem. Assim os profissionais desta área muito ampla e distribuída em vários segmentos são cada vez mais solicitados no mercado.

Uma característica importante de um profissional da área de TI e uma preocupação dos centros formadores é inserir no mercado pessoas não só com habilidades técnicas mais humanas que saibam trabalhar em equipe e compreender as necessidades das pessoas, para que o trabalho se dê de forma completa e sinérgica.

http://www.oficinadanet.com.br//imagens/coluna/3383/td_ti.jpg

Pois nos últimos cinco anos o mercado de TI tem passado por grandes mudanças temos os web services e tecnologias integradoras, portanto não devemos só nos ater as maquinas mas também aqueles que estão utilizando as mesmas. Atualmente o setor de TI encontra bastante segmentado temos engenheiros de software, cientistas da computação, analistas de sistemas, desenvolvedores, técnicos em informática , tecnólogos em computação e programadores das mais diversas linguagens. Vamos conhecer um pouco deste universo tão diversificado e dinâmico que é o mundo da tecnologia da informação.


O que faz um analista de sistemas?


Atualmente um bom analista de sistemas deve ter a habilidade de trabalhar muito bem com engenharia de software bem como de gerencia para que possa trabalhar de forma sinérgica com sua equipe bem como organizar os parâmetros a serem seguidos no desenvolvimento de uma determinado produto.

O analista de sistemas tem como obrigação testar os softwares produzidos para efetivar a verificação dos parâmetros implementados em um dado projeto afim de validar se este atende realmente as necessidades do cliente. Então na maioria dos casos o analista de sistemas é responsável por detectar as necessidades dos clientes e transforma-las em software validando positivamente o produto desenvolvido ou não. Aprenda também como digitar mais rápido e melhor.


O que é preciso para ser um bom analista?


Quem deseja se enveredar nesta área de Ti deve possuir um conhecimento bastante vasto no campo do hardware e software para de se desenvolva aplicações bem sucedidas ( como já falamos a cima), não basta apenas possuir conhecimento técnico mas também um raciocínio lógico bastante aguçado para encontrar sempre a melhor opção.

Mas também existem outros pontos importantes para ser um bom analista de sistemas, criatividade para criar e trilhar os caminhos inovadores que a ciência da informação tanto necessita, um bom analista possui o espírito de liderança sempre estimulando a sua equipe ou empresa para caminhos inovadores e não menos importante atualização tecnologia e domínio de outro idioma de preferência o inglês para que se possam abrir novas fronteiras. Saiba como atingir seus objetivos na sua carreira.


Características do curso


Caso você queira ser uma analista de sistemas terá que prestar vestibular para este curso em alguma universidade da sua região que tem duração mínima de 4 anos, com seu diploma em mãos será possível: desenvolver a gestão de projetos de desenvolvimento de tecnologia, efetuar o planejamento e a organização do processamento dos dados, estará ligado diretamente ao usuário prestando serviços no que se refere a infra-estrutura tecnológica, será possível também atuar no suporte pedagógico e também lecionar informática. O mercado para os profissionais desta área está bastante aquecido nos últimos tempos, portanto se você não sabe o que fazer ou tem talento para informática venha para a analise de sistemas, pois apesar de ser uma área nova possui um vasto espaço e demanda atualmente.


Quais as características de um Tecnólogo da Informação?


Quem opta por esta carreira profissional é responsável por implementar e efetuar o gerenciamento dos sistemas computacionais das empresas, os que possuem este perfil estão habilitados para realizarem avaliações dos sistemas informatizados, trabalham na segurança da informação garantindo a integridade dos dados e banco de dados, são incumbidos de implementar sistemas de automação empresarial e industrial.


O que faz um tecnólogo?


Os tecnólogos da Informação desenvolve estratégias para que a informática seja utilizada afim de possibilitar a garantia do desempenho máximo dos mais variados setores de uma empresa ou fabrica, também são capazes de diagnosticar e sanar problemas de ordem técnica. Implementam redes de computadores e solucionam seus problemas. Uma característica importante deste profissional é possuir habilidades com softwares livre como Linux e Windows para garantir sempre o melhor serviço e atender uma gama mais diversificada de clientes. Aprenda a criar um currículo em TI.


Como está o mercado?


Com a busca pelas empresas dos mais variados segmentos pela informatização dos seus sistemas de produção e gerenciamento, o mercado garante grandes oportunidades para os profissionais desta área com um salário inicial de R$ 910,00. Caso você escolha esta carreira o tempo de formação é de 2 anos, em nosso pais existem mais de 100 instituições publicas e particulares que oferecem este curso.


Quais as características de um Bacharel em Sistemas de info.?


Aqueles que optam por seguir a carreira como bacharéis em sistemas de informação estão aptos para planejar e organizar processamento de dados, tem a responsabilidade de efetuar a recuperação dos dados e deixar conteúdos sempre disponíveis para os usuários do sistema.

Este profissional é responsável pela criação, adaptação e gerencia de software que facilitem a administração de empresas e sistemas fabris, monta paginas para internet e implementa bancos de dados sempre com muito requinte, funcionalidade e qualidade. Você em quanto bacharel necessitará de muita versatilidade e criatividade para trabalhar com os problemas cotidianos que estarão por vir , como estará sempre trabalhando com a indústria e comercio se faz praticamente essencial ter domínio do Inglês para facilitar o intercambio com prestadores de serviços e grandes empresas mantenedoras de software.


O ritmo do mercado para


O mercado para este profissional aumenta cada vez mais pois as empresas necessitam ampliar seus serviços e produtos, mas um problema que persegue os bacharéis e os outros profissionais da TI é que para exercer esta profissão muitas vezes não e exigido diploma, qualquer um que tenha lido um pouco mais e tenha habilidades técnicas poderia exercer esta função. Porém em contra partida o próprio mercado está regulando este problema e exigindo qualificação dos profissionais que se candidatam a desempenhar a função dos bacharéis em sistemas de informação. Veja também o que faz um webdesigner

As pessoas que optam por esta carreira devem possuir muita habilidade com matemática e raciocínio lógico, pois estes iram sempre estar junto deste profissional durante os 4 anos do curso. Em nosso pais mais de 250 instituições publicas e privadas oferecem este curso.

Leia a seguir: Quais as áreas de atuação em informática / Tecnologia?



Você precisa ler isto:

Comentários

TOPO