CADASTRE-SE

Profissões Web

2 1 comentário(s) Jonathan Lamim (@jlamim)

Vou apresentar para vocês a diferença entre três profissões voltadas para internet, que têm um nome muito parecido, mas que são áreas totalmente diferentes.

Vou apresentar para vocês a diferença entre três profissões voltadas para internet, que têm um nome muito parecido, mas que são áreas totalmente diferentes.

A primeira profissão que vou apresentar é a de Web Designer.

De acordo com a Wikipédia, define-se Web Designer como: “profissional competente para a elaboração do projeto estético e funcional de um web site.”
Eu me atrevo a ir um pouco mais além, e dizer que Web Designer além de ser o responsável pela elaboração de um projeto de site ele é uma mente brilhante, capaz de traduzir uma idéia e fazer dela um sucesso no mundo da internet.
Um Web Designer deve ter alguns conhecimentos específicos, tais como: XHTML e CSS, que são linguagens para estruturação e formatação de documentos de hiper texto, Tipografia, Usabilidade, Teoria das Cores, enfim, para ser um Web Designer é preciso ser uma pessoa criativa, sensível às idéias de outras pessoas, e principalmente capaz de transformar sonhos em realidade.

A próxima profissão é a de Web Developer, este profissional é o que dá funcionalidade às páginas criadas pelo Web Designer.

Web Developer é aquele profissional que cria aplicativos para internet, aqueles aplicativos que usamos constantemente como e-mails, formulários de cadastro entre outros. Para ser um Web Developer é preciso ter conhecimentos que vão além dos conhecimentos de um Web Designer, conhecimentos estes que incluem lógica de programação, matemática, física (às vezes), linguagens de programação (PHP, ASP, Java...), banco de dados (Oracle, MySQL...), arquitetura da informação e muitos outros conhecimentos importantes.
Nem todo Web Developer é um Web Designer, por isso existe essa divisão dentro da área de desenvolvimento para internet. Em um projeto de site, cada um possui suas responsabilidades, usando os seus conhecimentos para o sucesso do projeto.

A última profissão a ser apresentada é a de Web Master, esse profissional é o responsável pela coordenação de todo projeto de criação de um site. Ele é o profissional que possui as habilidades de um Web Designer e de um Web Developer, tudo em uma só pessoa, tornando-se a peça chave nas agências web atuais.
Os conhecimentos desse profissional vão desde o tratamento de imagens até a montagem de estratégias de marketing, passando por programação e desenvolvimento de banco de dados.
Enquanto o Web Designer e o Web Developer trabalham incansavelmente no desenvolvimento do projeto (site), o Web Master acompanha todas as ações, testando cada parte desenvolvida por eles e projetando o lançamento do projeto (site).
O Web Master é um profissional que elém de conhecimentos técnicos, precisa possuir também boa comunicação, bom relacionamento interpessoal e acima de tudo ter responsabilidade, porque grande parte do sucesso do projeto depende dele.

Depois de conhecer essas três profissões voltadas para internet, em qual delas você pretende se especializar?



Recomendamos:
 
Comentários:



TOPO