ISO 9000 - Conceitos

Novo aqui no site? Talvez gostaria de assinar o
RSS feed do site?

Publicado em: 12/09/2007
Área: ISO 9001
Visualizações: 34.184
Comentário(s): 4

imprimir envie por e-mail compartilhe
O que siguinifica ISO ?

R: International Organization for Standardization ou seja Organização Internacional de Normalização.

O que é ?

R: Ela é uma organização não governamental que está presente hoje em cerca de 120 países. Esta organização foi fundada em 1947 em Genebra, e sua função é promover a normalização de produtos e serviços, utilizando determinadas normas, para que a qualidade dos produtos seja sempre melhorada.

No Brasil, o órgão que representa a ISO chama-se ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) A ISO 9000 é um modelo de padronização.

A organização deve seguir alguns passos e atender alguns requisitos da ISO 9001 para serem certificadas, dentre esses requisitos podemos citar:

- Padronização de todos os processos chaves do negócio, processos que afetam o produto e conseqüentemente o cliente;

- Monitoramento e medição dos processos de fabricação para assegurar a qualidade do produto/serviço, através de indicadores de performance e desvios;
Implementar e manter os registros adequados e necessários para garantir a rastreabilidade do processo;

- Inspeção de qualidade e meios apropriados de ações corretivas quando necessário;

- Revisão sistemática dos processos e do sistema da qualidade para garantir sua eficácia.

Elementos da ISO 9000

ISO 9001:2000 Sistema de gestão da qualidade — Requisitos é um documento de aproximadamente 30 páginas e disponível nos órgãos representantes em cada país. Descrito em itens como segue:

Página 1: Prefácio
Página 1 a 3: Introdução
Página 3: Objetivo e campo de aplicação
Página 3: Referência normativa
Página 3: Termos e definições
Página 4 a 12: Requisitos
Seção 4: Sistema de Gestão da Qualidade
Seção 5: Responsabilidade da Direção
Seção 6: Gestão de Recursos
Seção 7: Realização do Produto
Seção 8: Medição, análise e melhoria
Páginas 13 a 20: Tabelas de correspondência entre a ISO 9001 e outras normas
Páginas 21: Bibliografia

Os 6 (seis) documentos obrigatórios da norma são:

Controle de Documentos ([LIST]4.2.3[/LIST])
Controle de Registros ([LIST]4.2.4[/LIST])
Auditorias Internas ([LIST]8.2.2[/LIST])
Controle de Produto/ Serviço não-conformes ([LIST]8.3[/LIST])
Ação corretiva ([LIST]8.5.2[/LIST])
Ação preventiva ([LIST]8.5.3[/LIST])
Em acréscimo aos requisitos da ISO 9001:2000 é necessário definir e implementar uma “Política da Qualidade” e um “Manual da Qualidade” (isto não quer dizer que estes sejam os únicos documentos necessários, cada organização deve avalizar seu processo por inteiro).

Família

A família de normas NBR ISO 9000:1994 (9001, 9002 e 9003) foi cancelada e substituída pela série de normas ABNT NBR ISO 9000:2000, que é composta de três normas:

ABNT NBR ISO 9000:2000: Descreve os fundamentos de sistemas de gestão da qualidade e estabelece a terminologia para estes sistemas.

ABNT NBR ISO 9001:2000: Especifica requisitos para um Sistema de Gestão da Qualidade, onde uma organização precisa demonstrar sua capacidade para fornecer produtos que atendam aos requisitos do cliente e aos requisitos regulamentares aplicáveis, e objetiva aumentar a satisfação do cliente.

ABNT NBR ISO 9004:2000: Fornece diretrizes que consideram tanto a eficácia como a eficiência do sistema de gestão da qualidade. O objetivo desta norma é melhorar o desempenho da organização e a satisfação dos clientes e das outras partes interessadas.
Não existe certificação para as normas ABNT NBR ISO 9000:2000 e ABNT NBR ISO 9004:2000.





Preencha o formulário para comentar:
Nome:*

E-mail:* (não será exibido)

Site: (http://)

Comentário:*

Deseja receber os comentários no e-mail?

Anti-spam: (nova imagem)





Charles Alves

Publicado em: 28/04/2008 - 14:16

Boa Tarde Desidério Gostei muito da publicação que vc fez sobre conceitos. O conceito sobre ISO tava muito interesante. Gostaria de ve outros conceitos dentro da ISO. Desde ja agradeço

 

Ivanildo Ferreira da Silva

Publicado em: 08/05/2008 - 18:51

espesifiquem mas os detales dos critérios da iso

 

Petras Petravicius Neto

Publicado em: 30/10/2008 - 18:52

Gostei do conteúdo só que este já está ultrapassado! gostaria q falasse sebre o iso 9000:2005 ou algum outro mais atual! Agradeço!

 

Mari

Publicado em: 10/11/2008 - 12:25

Olá Sr. Desiderio, Quero agradecer por sua iniciativa de esclarecer pessoas leigas como eu no que diz respeito a assuntos que envolvam conhecimentos específicos. Por exemplo, não fazia nem idéia do que viria a ser ISO 9000 até acessar esta pág. Precisava conhecer o conceito para poder entender e avaliar as cláusulas do procedimento de um pregão eletrônico. \"ultrapassado\' ou não, este conteúdo foi para mim de muita valia. MUITO OBRIGADO!!!

 

Autor da matéria
Desidério
"Feliz Natal e um 2009 com muito sucesso e Qualidade"

Todas as matérias de Desidério

Publicidade
Seguir o Oficina da Net
RSS

RSS

RSS
Top matérias do mês
Matérias relacionadas
Tags

© 2005 - 2009 - Oficina da Net - v 4.0 - É proibida a reprodução parcial ou completa do conteúdo deste site sem autorização por escrito. Resolução adequada: 1024x768px.