Como já foi estudado anteriormente, o conceito de BI é antigo. Mas o seu aprimoramento tecnológico começado a partir da década de 70 e nos anos seguintes possibilitou o surgimento de ferramentas que vieram para facilitar todo o processo de análise, retirada, armazenamento, filtragem, disponibilidade e desenvolvimento dos dados.

Com isso, a área responsável pela logística empresarial passou a se interessar pelas ferramentas de BI de forma mais segura, principalmente por volta do final de 96, quando o conceito começou a ser largamente apresentado como um processo de evolução do EIS - Executive Information Systems - um software criado no final da década 70, a partir dos trabalhos desenvolvidos pelos pesquisadores do MIT.

O EIS é, na verdade, um software que têm seu principal objetivo fornecer informações empresariais a partir de uma base de dados comuns da empresa. É uma ótima ferramenta de consulta às bases de dados das funções administrativas para a análise e apresentação de informações de forma simples e amigável, atendendo às necessidades, dos representantes da alta administração. Permite o acompanhamento periódico (diário, semanal, mensal, etc.) de resultados, tabulando e cruzando dados de todas as áreas funcionais da empresa para depois exibi-los em forma de gráficos, sendo de fácil compreensão para aqueles que não possuem profundos conhecimentos sobre tecnologia.

Com o passar do tempo o termo Business Intelligence ganhou maior abrangência e significado, dentro de um processo natural de evolução e crescimento, incorporando uma grande quantidade de ferramentas, como o próprio EIS e mais as soluções DSS ( Decision Support System - sistema de suporte à decisão), Planilhas Eletrônicas, Geradores de Consultas e de Relatórios, Data Marts, Data Mining, Ferramentas OLAP, entre tantas outras, cujo principal objetivo é auxiliar na tomada de decisão da empresa.

A história do BI também está atrelada ao ERP (Enterprise Resource Planning) sigla que representa os sistemas integrados de gestão empresarial cuja função é facilitar o aspecto operacional das empresas. Esses sistemas registram, processam e documentam cada fato novo na engrenagem corporativa e distribuem a informação de maneira clara e segura, em tempo real.

Mas as empresas que implantaram ERP chegaram a conclusão de que apenas guardar grande quantidade de dados de nada adianta se essas informações se encontravam repetidas, incompletas e espalhadas em vários sistemas dentro da corporação. Chegou-se a conclusão que era preciso dispor de ferramentas que permitissem reunir esses dados numa base única e trabalhá-los de forma a que possibilitassem realizar várias e diferentes análises sob variados ângulos. Por essa razão, a grande maioria dos fornecedores de ERP passou a incorporar em seus pacotes os módulos de BI, que cada vez mais estão se sofisticando. Para se ter uma idéia sobre isso, a SAP está em processo de aquisição da empresa Business Objects para aprimorar e completar seu pacote administrativo com soluções eficientes de BI.

Aguardo vocês no nosso próximo encontro.