Web Semântica ou web 3.0, o que é e para que serve?

Canal: Otimização / SEO  |  Autor: Nícolas Müller  |  Publicado em: 27/06/2009  |  Views: 4.731

Partindo da premissa de que o ser humano necessita constantemente renovar os seus conceitos, está surgindo uma nova forma de interatividade entre usuário e internet: A Web Semântica (ou Inteligente). A construção de uma internet mais inteligente caminha devagar, mas pode provocar uma revolução. A necessidade de tornar as coisas mais fácies e com a ajuda de novas tecnologias isto é possível. Agilizar processos é a principal atividade que a “informática” deve realizar, e a web semântica tem uma utilidade grande para realizar tal feito. Mas, o que é Web Semântica? Qual tecnologia está por trás disso? Quais as vantagens e desvantagens para os usuários?


O que é Web Semântica?


A Web Semântica é nada mais nada menos, que uma web com toda sua informação organizada de forma que não somente seres humanos possam entendê-la, mas principalmente máquinas. Disse principalmente máquinas, porque elas nos ajudarão, de fato, em tarefas que hoje, invariavelmente temos que fazer manualmente.

Imagine a situação abaixo:
Você precisa fazer uma viagem às pressas para Londres, então você pede ao computador encontrar uma companhia aérea que siga as seguintes restrições: que tenha um vôo para a manhã seguinte na classe econômica e seja a companhia com o preço mais barato.


O computador, em poucos momentos lhe fornece o resultado da busca com a companhia que melhor se encaixa nas medidas impostas. Depois disso, você apenas tem o trabalho de reservar seu lugar. A Web Semântica é uma evolução da nossa web atual.

Com as informações devidamente organizadas, fica fácil de criar sistemas e robôs de busca mais inteligentes e ágeis.  A nossa web de hoje, é uma web que apenas humanos entendem as informações disponíveis. Com a Web Semântica, as máquinas compreenderão essas informações e assim, poderão nos auxiliar em tarefas corriqueiras, que antes eram feitas manualmente.

Atualmente é extremamente complexo fazer um sistema que leia e entenda de maneira sensata qualquer informação que a web provê. Isto se dá ao fato de que hoje as páginas de internet não estão sendo criadas de forma semântica, o que torna a busca por informações mais complexa por parte dos robôs de busca.


A Web Semântica incorpora significado às informações da web. Isso proporciona um ambiente onde máquinas e usuários trabalhem em conjunto. Tendo cada tipo de informação devidamente identificada, fica fácil para os sistemas encontrarem informações mais precisas sobre um determinado assunto.


Então, o ambiente de que estamos falando, terá informações devidamente identificáveis, que sistemas personalizados possam manipular, compartilhar e reusar de forma prática, as informações providas pela Web.

Tente imaginar como o Google seria mais preciso em suas buscas se toda a informação da web estivesse organizada de uma maneira sensata.

Ou o que os calendários como do Yahoo! poderiam fazer se você agendasse uma viagem: 2 dias antes – ou no momento que desejar – ele te avisaria que as passagens da companhia aérea que você usa freqüentemente já foram compradas e sua reserva já foi efetuada no hotel que você costuma ficar quando visita aquele determinado local. No momento é sensato pensar desta forma, mas se for realizado isto será possível e lhe poupará um grande trabalho de realizar todas estas tarefas.

A web semântica tem sido tratada como a web 3.0 por muitos. Porém esta idéia de ser mais fácil de encontrar todas as informações especificas e relevantes já vem de muito tempo, seu criador Tim Berners-Lee (foto) já havia pensado neste formato. O que na época da criação da internet – em fevereiro de 1955 – era inviável, afinal não havia a tecnologia disponível que hoje há. As páginas que iniciaram a internet eram apenas documentos de textos em formato estático.

Creative Commons Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (Citando nome do autor, data, local e link de onde tirou o texto). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Vote no artigo:
NR. DE VOTO(S): [1]

Compartilhe:

[x] Fechar Preencha os campos abaixo para indicar esta página:
Seu nome:
Seu e-mail:
Nome do indicado:
E-mail do indicado:
Deixe uma mensagem:
Anti-spam:

(nova imagem)
Preencha o que vê:
Twitter diHITT Facebook delicious envie por e-mail comentar

comentarComentários:

Preencha o formulário para comentar:

[x] Fechar
Nome:*
E-mail:* (não será exibido)
Site: (http://)
Comentário:*
Anti-spam:

(nova imagem)
Preencha o que vê:

Deseja receber as respostas dos comentários

Tiago Pelais
Publicado em:
29/06/2009 - 14:09
Ao meu ver com a Web 3.0 irá nos beneficiar e prejudicar... Os internautas terão seu resultado mais rápido e preciso mais os designers e proprietário de sites teriam que investir em conhecimento e tecnologias para que possam ter uma site otimizado para os mesmos resultados que tinham em buscam anteriores, com os resultados mais precisos o internauta pode escolher outro site diferente do já antes usado para um mesmo assunto por achar mais relevante a busca. Tanto a Otimização, desenvolvimento, reformulação, investimento, etc... Influenciaram nos resultados. Algo que deve ser analisado para obtermos um melhor entendimento de seus pontos fracos e forte.
Nicolas
Publicado em:
29/06/2009 - 14:12
Nicolas
@Tiago, é algo mais ou menos como você pensou. Por aí mesmo, será algo genial e complexo. Obrigado pelo comentário.
Tiago Pelais
Publicado em:
29/06/2009 - 14:32
Nicolas, realmente á algo totalmente inovador, complexo e genial, mais é como você mesmo disse:
Os grandes portais teriam este interesse em estarem aptos a esta tecnologia?
[...]estariam eles dispostos e aptos a ter “hardware” e software suficiente?

Obrigado pela atenção e Parabens pelo Artigo.
Nicolas
Publicado em:
29/06/2009 - 15:07
Nicolas
Justamente este é um dos impecílhos acho que para termos esta "nova" ou não tão nova tecnologia
Rafael R.p (raff)
Publicado em:
30/06/2009 - 09:03
Ótimo artigo amigo, parabéns!
Antonio
Publicado em:
02/07/2009 - 14:20
Desculpe, mas quando utilizo de fontes oriundas de outras sites, sempre coloco a fonte, podes reparar que está no fim do post, a fonte para o seu site, como todos os outros.

Atenciosamente.
Edmar
Publicado em:
03/07/2009 - 15:14
Quando o assunto é web semântica é importante lembrar que a maior partes das tecnologias de linguagem natural utilizadas para extrair dados semânticos de um texto não funcionam em português. Recentemente o Google anunciou que iria dar suporte ao RDFa (um formato de dados semânticos) sendo assim acho que pelo lado de SEO e SEM existirão grandes incentivos para implementação desses padrões.