Um bom site também deve ajudar o visitante a tomar decisões, por isso os desenvolvedores na aplicação devem tentar convence-los a realizar compras, fornecendo o contexto e as informações que o ajudem a decidir. É preciso descobrir as necessidades dos clientes podendo personalizar suas paginas quando efetuam o login, pois o objetivo não é apenas vender um produto, mas ganhar um cliente que poderá retornar inúmeras vezes se for bem atendido e por meio dele conseguir mais clientes. Fazer uso de estratégias inteligentes, oferecendo produtos de acordo com sua preferência ofertando-lhes os que mais procura, através de estatísticas de pesquisa. “É sempre bom ter no sites algo que force a compra, por exemplo, um desconto especial, um outro produto de baixo custo, concorrer a prêmios etc.” Além do preço e qualidade do produto, é necessária a garantia da compra que está sendo realizada, por exemplo: clareza e honestidade nas informações, orientação com relação às medidas de segurança adotadas pelo site, seção de apoio ao usuário, esclarecimento rápido de dúvidas, garantias de devolução de produtos e depoimentos de clientes.
Os requisitos mais importantes para um site de comércio eletrônico estar completo e fazer sucesso:
- Certificado de segurança: o cliente deve ter conhecimento da segurança da transação;
- Telefone ou e-mail do PROCON: para deixar o cliente seguro e recorrer em caso de problemas;
- Cumprimento de promessas: uma loja nunca deve prometer o que não pode cumprir;
- Atualização: a loja virtual deve sempre estar atualizada, não devem ser mostrados produtos já fora do mercado ou a preços não mais encontrados;
- Atendimento a dúvidas: telefone 0800 na página para contato com uma pessoa física;
- Uso de celebridades: usar artistas conhecidos e pessoas respeitadas de vários nichos sociais é uma ferramenta de aumento de vendas e credibilidade;
- Eliminação da solidão do consumo na Web: apresentar ao cliente a quantidade de outros clientes que também estão no momento na loja, pesquisando e concretizando as compras;
- Especificação dos dados técnicos sobre os produtos oferecidos: as fotos muitas vezes enganam por isso as especificações do produto devem ser claramente declaradas, por exemplo, peso, volume, material com que é feito valor nutricional, faixa etária ao qual se destina, e outros. É importante lembrar que o cliente tem apenas o monitor para saber tudo sobre o produto, enquanto a empresa possui o produto e todos seus dados em mãos para avaliá-lo;
- Loja real e loja virtual: os funcionários da loja real devem saber passar informações sobre a loja virtual, como por exemplo, endereço da página e endereço de e-mail.
Com todos os requisitos atendidos, com certeza o seu site terá acessos e será comentado, bem como o seu visitante estará satisfeito com a ferramenta.
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