Um site eficaz é aquele que atinge o objetivo estabelecido quando foi elaborado. Para atingir a meta principal, que é aumentar o numero de transações e não perder os clientes é preciso ser bem falado e divulgado. Para isso é necessário um bom layout na aplicação, pois não existem vendedores, as informações são oferecidas por meio de texto, figuras, comentários, comparações. Portanto o texto deve fornecer todas as  informações possíveis sobre o produto de forma objetiva, para que o visitante possa se convencer da conveniência de comprar e antes de tudo um manual explicando o funcionamento da aplicação.

Um bom site também deve ajudar o visitante a tomar decisões, por isso os desenvolvedores na aplicação devem tentar convence-los a realizar compras, fornecendo o contexto e as informações que o ajudem a decidir. É preciso descobrir as necessidades dos clientes podendo personalizar suas paginas quando efetuam o login, pois o objetivo não é apenas vender um produto, mas ganhar um cliente que poderá retornar inúmeras vezes se for bem atendido e por meio dele conseguir mais clientes. Fazer uso de estratégias inteligentes, oferecendo produtos de acordo com sua preferência ofertando-lhes os que mais procura, através de estatísticas de pesquisa.  “É sempre bom ter no sites algo que force a compra, por exemplo, um desconto especial, um outro produto de baixo custo, concorrer a prêmios etc.” Além do preço e qualidade do produto, é necessária a garantia da compra que está sendo realizada, por exemplo: clareza e honestidade nas informações, orientação com relação às medidas de segurança adotadas pelo site, seção de apoio ao usuário, esclarecimento rápido de dúvidas, garantias de devolução de produtos e depoimentos de clientes.

Os requisitos mais  importantes  para um site de comércio eletrônico estar completo e  fazer sucesso:
  • Certificado de segurança: o cliente deve ter conhecimento da segurança da transação;
  • Telefone ou e-mail do PROCON: para deixar o cliente seguro e recorrer em caso de problemas;
  • Cumprimento de promessas: uma loja nunca deve prometer o que não pode cumprir;
  • Atualização: a loja virtual deve sempre estar atualizada, não devem ser mostrados produtos já fora do mercado ou a preços não mais encontrados;
  • Atendimento a dúvidas: telefone 0800 na página para contato com uma pessoa física;
  • Uso de celebridades: usar artistas conhecidos e pessoas respeitadas de vários nichos sociais é uma ferramenta de aumento de vendas e credibilidade;
  • Eliminação da solidão do consumo na Web: apresentar ao cliente a quantidade de outros clientes que também estão no momento na loja, pesquisando e concretizando as compras;
  • Especificação dos dados técnicos sobre os produtos oferecidos: as fotos muitas vezes enganam por isso as especificações do produto devem ser claramente declaradas, por exemplo, peso, volume, material com que é feito valor nutricional, faixa etária ao qual se destina, e outros. É importante lembrar que o cliente tem apenas o monitor para saber tudo sobre o produto, enquanto a empresa possui o produto e todos seus dados em mãos para avaliá-lo;
  • Loja real e loja virtual: os funcionários da loja real devem saber passar informações sobre a loja virtual, como por exemplo, endereço da página e endereço de e-mail.

Com todos os requisitos atendidos, com certeza o  seu site  terá  acessos  e será comentado, bem como o seu visitante  estará satisfeito com a ferramenta.