ISO: 8 passos para solução de problemas

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Estas etapas não têm que ser seguidas na ordem apresentada.Podem variar de acordo com cada problema

1. UTILIZAR ABORDAGEM POR EQUIPE

Se necessário, estabelecer um pequeno grupo de pessoas com conhecimento do processo/produto, alocar tempo, autoridade e experiência nas disciplinas técnicas requeridas para resolver o problema e implementar ações corretivas. O grupo deve ter um líder escolhido.

2. DESCREVER O PROBLEMA

Especificar o problema interno/externo do cliente através da identificação em termos quantificáveis de quem, que, quando, onde, por que, como e quantos para o problema.

3. IMPLEMENTAR E COMPROVAR AS AÇÕES DE CONTENÇÃO

Definir e implementar ações de retenção para isolar o EFEITO do problema de qualquer cliente interno/externo até que a ação corretiva esteja implementada. Comprovar a efetividade da ação de retenção.

4. DEFINIR E COMPROVAR AS CAUSAS REAIS (ORIGEM)

Identificar todas as causas potenciais que poderiam explicar porque o problema ocorreu. Isolar e comprovar a causa real testando cada causa potencial contra a descrição do problema e os dados de teste. Identificar ações corretivas alternativas para eliminar a causa real.

5. COMPROVAR AS AÇÕES CORRETIVAS

Através de programas de teste de pré-produção, confirmar quantitativamente que as ações corretivas escolhidas resolverão o problema para o cliente, e que não causarão efeitos colaterais indesejáveis. Se necessário, definir ações para acontecimento imprevisto, baseado na avaliação de risco.

6. IMPLEMENTAR AÇÕES CORRETIVAS PERMANENTES

Definir e implementar as melhores ações corretivas permanentes.Escolher os controles contínuos para garantir que a causa real foi eliminada. Uma vez em produção, monitorar os efeitos a longo prazo, e implementar ações para os imprevistos, se necessário.

7. PREVENIR REINCIDÊNCIA

Modificar os sistemas de gerenciamento, sistemas operacionais, métodos e procedimentos para prevenir reincidência deste e de outros problemas similares.

8. CONGRATULAR SUA EQUIPE

Reconhecer os esforços coletivos da equipe.

OBS: Estas etapas não têm que ser seguidas na ordem apresentada.Podem variar de acordo com cada problema. Por exemplo: até que um problema é relatado e a equipe formada, a ação de contenção pode já ter sido tomada pelo encarregado ou operador.

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