O sistema operacional é responsável por uma série de atividades. Toda hora estamos executando várias tarefas que o sistema operacional controla.

Organização de dados:

É o sistema operacional que deve organizar as informações contidas no disco rígido. Se você apagou, inseriu ou removeu certo dado, o HD quem deve mover os ponteiros de organização dos dados.

Controle de temperatura:

Quando usado intensamente o computador sofre um aquecimento natural, devido ao fato do uso estressante do processador, portanto, o SO deve controlar a intensidade de rotação das ventoinhas que refrigeram o micro. Dica: nunca obstrua as saídas de ar, muito menos as entradas de ar que são utilizadas pelos ventiladores do seu computador/notebook. Computador superaquecido tem vida-útil reduzida.

Inicialização do disco:

Ao iniciar o uso do computador o HD invoca o sistema operacional que inicia seu processo de abertura. Se você possuir mais de um sistema instalado, você terá a possibilidade de escolher em qual você gostaria de utilizar no momento, o chamado “dual boot”.

Gerenciamento de processos:

O gerenciamento dos processos que estão sendo utilizados no momento são obrigações do sistema operacional. Quanto mais processos abertos, mais processamento e memória são utilizados. Para otimizar a bateria de seu notebook, diminua o número de processos de seu computador.

Swap de memória:

Quando o uso de memória chega ao valor máximo de uso, o sistema operacional deve escalonar uma área do HD para ser utilizado como troca de memória, o chamado swap. O HD passa a ser utilizado como memória. Lembrando que este processo é um tanto lento, pois a velocidade de acesso entre o HD e o processador é muito menor do que o acesso entre o processador e a memória. Portanto, se estiver utilizando muita memória, feche alguns aplicativos, ou adicione mais memória em seu computador.