O Spotify liberou nesta quarta-feira (3) a tão aguardada Retrospectiva 2025 que mostra como foi o seu ano musical em uma sequência de telas personalizadas, cheia de dados, insights curiosos e comparações divertidas sobre seus hábitos de escuta. Uma das novidades na edição deste ano é a função de "idade musical", que analisa o ano de lançamento das músicas que você mais ouviu e compara seu gosto com pessoas da mesma faixa etária.
Spotify libera retrospectiva ainda mais completa
A nova retrospectiva também conta com um reforço de inteligência artificial. Parte dos textos exibidos durante a experiência foi produzida com auxílio do LLM generativo do Spotify, criando mensagens mais personalizadas e com tom mais próximo do estilo do usuário. Assim como em anos anteriores, o Wrapped considera tudo que você ouviu entre janeiro e algumas semanas antes da liberação oficial.
O Wrapped 2025 mantém os clássicos Top Músicas, Top Artistas, Top Gêneros, Corrida do Top Artista e o ranking que mede sua posição entre os fãs do seu artista favorito. Mas também ganhou novidades importantes.
Uma delas é o recurso Clubes, que agrupa usuários em perfis de comportamento musical. Outro destaque é a Festinha da Retrospectiva, uma forma interativa para jogar com amigos usando seus dados de escuta. As mensagens personalizadas de podcasters continuam presentes, aparecendo como pequenas surpresas ao longo do conteúdo.
Toda a experiência é exibida em vídeo vertical, pensada para compartilhar facilmente no Instagram, TikTok e até nos Status do WhatsApp.
Como acessar sua Retrospectiva 2025
A retrospectiva aparece diretamente no aplicativo — tanto no Android quanto no iOS — desde que esteja atualizado para a versão mais recente. O acesso é simples:
- abra o app e toque no banner "Retrospectiva/Wrapped 2025" ou
- entre pelo site oficial da campanha.
Neste ano, o usuário pode controlar a velocidade das telas e revisitar partes específicas da retrospectiva sem precisar voltar tudo desde o início. O Spotify Brasil também preparou uma superlive multicanal para marcar o lançamento, transmitida no TikTok, YouTube e Instagram a partir das 13h, com Camila Fremder, Gregorio Duvivier, João Vicente, Lela Brandão, Paulinho O Loko e outros nomes.
O que foi mais ouvido no Spotify em 2025?
Como sempre, o Spotify abriu os números do ano e Bad Bunny voltou ao topo. O porto-riquenho liderou o ranking global de artistas com 19,8 bilhões de streams, conquistando seu quarto título histórico.
Esse é o resumo de 2025:
- Artista mais ouvido do mundo: Bad Bunny
- Música mais ouvida: "Die With a Smile" - Lady Gaga & Bruno Mars
- Álbum mais ouvido: DeBÍ TiRAR MáS FOToS - Bad Bunny
- Podcast mais ouvido: The Joe Rogan Experience
Spotify vai aumentar os preços de novo
O Spotify está prestes a reajustar novamente o valor das assinaturas, desta vez nos Estados Unidos. A informação foi antecipada pelo Financial Times, que ouviu fontes ligadas à operação global da empresa e afirma que o aumento deve acontecer já no primeiro trimestre de 2026. Por enquanto, a mudança é apenas nos EUA, mas esse movimento não surpreende quem acompanha o setor e deve chegar a mais países.
Além da pressão da inflação mundial, as grandes gravadoras têm cobrado reajustes mais frequentes nos serviços de streaming, alegando que o preço das assinaturas ficou defasado ao longo dos últimos anos. O Spotify já havia elevado seus valores em diversos países em agosto deste ano, incluindo regiões do Sul da Ásia, Oriente Médio, África, Europa e América Latina.
Nos Estados Unidos, o último aumento aconteceu em junho de 2024, quando o plano individual passou a custar US$ 11,99 por mês. Hoje, a plataforma oferece ainda outras três opções pagas: Estudante (US$ 5,99), Duo (US$ 16,99) e Família (US$ 19,99), cada uma com benefícios específicos voltados para diferentes perfis de usuários.
E é aqui que entra a parte que interessa ao Brasil: mesmo que a informação do FT trate apenas do mercado norte-americano, o histórico recente mostra que o Spotify vem seguindo um padrão global de reajustes. Ou seja, se o aumento nos EUA realmente acontecer no começo de 2026, a tendência é que ele não demore para chegar ao Brasil.
Por aqui, inclusive, o último aumento aconteceu em agosto de 2025, quando todos os planos subiram de preço:
- Universitário: de R$ 11,90 para R$ 12,90
- Individual: de R$ 21,90 para R$ 23,90
- Duo: de R$ 27,90 para R$ 31,90
- Família: de R$ 34,90 para R$ 40,90
O plano Família, que é o mais caro e oferece até seis contas Premium na mesma residência, foi também o que teve o reajuste mais agressivo. A assinatura inclui controle parental, perfis independentes e playlists compartilhadas e mesmo assim foi alvo de críticas pela alta expressiva de quase 17%.