Quem adora assistir filmes, séries ou jogar games na TV com resolução 4K, deve ficar ligado, pois sua TV pode estar alterando a qualidade da imagem. Tom Cruise e o diretor Christopher McQuarrie, recentemente divulgaram um vídeo (veja o tuíte abaixo) alertando os telespectadores de que a suavização de movimentos (também conhecida como interpolação de vídeo ou o "efeito de novela") poderia estar mudando a qualidade da imagem. 

Com o objetivo de reduzir o desfoque de movimento, a suavização é útil quando você assiste à ação rápida nos esportes, mas não é um bom modo para assistir a um filme ou série mais "lento".

Em seu vídeo, Cruise e McQuarrie pedem aos telespectadores que desliguem o recurso de suavização de movimento em suas TVs. Infelizmente, os fabricantes de TV não simplificam esse processo. Eles não apenas escondem os controles de suavização de movimento em seus menus de configuração, mas também criam uma variedade de rótulos diferentes para o mesmo recurso.

O que é a suavização de movimento ou modo novela na TV 4K?

Se a sua TV tá com a imagem entranha, com as pessoas se movendo de forma pouco natural, parecendo que tudo o que você está assistindo é de alguma forma muito suave, provavelmente sua TV está com o modo novela ativado.

Ao contrário de TVs de plasma mais antigas, os monitores LCD apresentam problemas com desfoque de movimento. Alguns são mais sensíveis a ele do que outros, mas quando uma TV LCD precisa exibir movimentos rápidos, como esportes ou games, por exemplo, o desfoque pode ser excessivo, obscurecendo os detalhes da imagem. Para ajudar a combater esse problema, os fabricantes de TV começaram a usar monitores com taxas de atualização mais altas, passando da taxa de atualização nativa de 60Hz usada em TVs mais antigas para painéis mais modernos de 120Hz.

Como a TV não é entregue a essa taxa de quadros, a suavização de movimento é uma forma de "falsificar" uma taxa de quadros mais alta, inserindo imagens entre 30 ou 60 quadros por segundo que vêm dos canais de TV. Essas novas imagens são criadas quando sua TV analisa a imagem e adivinha digitalmente quais imagens novas podem ser inseridas. Este jogo de adivinhação de quadros é usado até mesmo em algumas TVs OLED.

O modo é coloquialmente conhecido como "modo novela", porque faz com que o que você está assistindo pareça uma novela.

Os benefícios da suavização de movimentos

Como mencionado acima, a suavização de movimentos pode ser ótima para assistir esportes e videogames, pois leva a uma ação mais suave. De fato, mesmo que o efeito incomode (algumas pessoas são mais sensíveis a ele do que outras), você pode achar que é preferível para esportes.

Nem todo mundo se incomoda com a suavização de movimentos, e algumas pessoas até gostam de assistir a programas de TV, dependendo de como são filmadas cinematograficamente. Há até mesmo algumas pessoas, por mais raras que sejam, que preferem assistir a filmes com a suavização de movimentos ativada. Então, há pessoas que - por uma razão ou outra - simplesmente não percebem isso. Se você está lendo este artigo e perguntando por que você nunca viu esse chamado modo novela, você pode ser uma dessas pessoas.

Se você não notar suavização de movimentos, ou se você preferir usá-la, então não há problema em deixá-la ligada. A suavização de movimentos não danifica seus olhos ou qualquer outra coisa (tanto quanto aqueles que estão incomodados com isso podem acreditar no contrário). Se, por outro lado, você não aguenta ver TV neste modo, confira abaixo como desativá-lo.

Como desativar a suavização de movimento (modo novela) na sua TV 4K

Aqui está um breve resumo de algumas das principais marcas, e como você pode desativar a suavização de movimentos na sua TV.

Em alguns televisores, basta ativar o modo Cinema ou modo Filme para desativar automaticamente a suavização de movimentos. Isso porque o sistema entende que você deseja assistir ao conteúdo do filme (novamente, vídeo de 24 ou 30 fps), conforme é apresentado. Coloque a sua TV no modo Cinema ou modo Filme, e veja se ela desliga o modo novela. Se isso não acontecer, você terá que desativar manualmente a suavização de movimentos seguindo os tutoriais abaixo.

LG

A LG chama seu efeito de suavização de movimento "TruMotion", e realmente não quer que você altere isso. Na verdade, quando você vai ao site de suporte e procura pelo TruMotion, a primeira coisa que ele diz é "Na maioria das TVs, você não pode alterar!" Não deixe que isso te desencoraje. O que a LG está se referindo é o seu processo de "backlight scanning", que sincroniza a taxa de atualização e taxa de sinal, e é realmente uma coisa boa.

O que você deve fazer é desligar o que a LG chama de MEMC, que gerencia a interpolação de vídeo. Vá para "configurações de imagem", "configurações de modo de imagem", "opções de imagem" e "TruMotion". Você pode desativá-lo a partir daí.

Sony

A Sony fabrica vários modelos de TV diferentes, e o método para desativar a suavização de movimentos - que a Sony chama de "Motionflow" - pode variar dependendo do seu aparelho. 

Em muitos modelos, você deve acessar "configurações de imagem", "imagem & display", "ajustes de imagem" e "Motionflow" para desligá-lo. Em alguns televisores Sony, a partir de "ajustes de imagem", você deve acessar "configurações avançadas" e depois "Motionflow".

Samsung

O nome que a Samsung dá para a suavização de movimento é "Auto Motion Plus". Basta acessar "opções de imagem" no menu da tela e procurar por "Auto Motion Plus 240Hz". Há seis opções diferentes (incluindo uma seleção de demonstração que permite a você ver a diferença que a suavização de movimentos faz). De lá, você pode escolher deixar em "off".

Se você tiver algum problema em desativar a suavização de movimento em qualquer uma dessas TVs, é melhor fazer uma pesquisa sobre o seu modelo individual.