O Governo Federal irá anunciar nesta segunda-feira (29), uma nova alternativa para realização de pagamentos. Assim, será apresentado o Programa de Pagamento Móvel por Celular, o objetivo é baratear o custo das transações.

O sistema será oficializado durante o seminário sobre inclusão financeira financiado pelo Banco Central,  que irá ocorrer em Porto Alegre. No entanto, a novidade ainda precisará uma legislação específica.

Com o novo método será possível utilizar o telefone celular para receber créditos e pagar as contas, igualmente acontece em outros países. No Brasil, o governo pretende ir mais além, como também usar o sistema com a população de baixa renda.

Deste modo, o benefício do Bolsa Família, por exemplo, poderia ter o seu benefício creditado no aparelho celular. Com o crédito, o beneficiário poderia pagar contas ou mesmo consumir produtos em estabelecimentos pequenos.

De acordo com informações, o sistema de pagamento via telefone celular, inicialmente,  será mesmo focado na quitação de pequenas contas e serviços.  Após, ele deverá ser estendido para recebimento de benefícios, incluindo inclusive, os benefícios do INSS.