Nesta sexta-feira, dia 24, a NASA adiou o lançamento do foguete Atlas V que seria responsável por colocar duas sondas espaciais em órbita para estudar a influência do Sol sobre a Terra como também dos anéis de radiação que as cercam.

O lançamento deveria ter ocorrido às 5h07 (horário de Brasília) no Cabo Canaveral, na Flórida, no entanto, seis minutos antes de seu lançamento, durante a revisão dos sistemas, um problema técnico foi encontrado em um dos monitores das condições meteorológicas. O controle da missão, em virtude desse problema, resolveu adiar o lançamento até amanhã.

A missão, nomeada de,RBSP(sigla para Radiation Belt Storm Probes, em tradução livre: Sondas da Radiação do Anel de Tempestade) será responsável por estudar os chamados Cinturões de Van Allen, a zona na magnetosfera que estão as partículas eletrificadas que dominam o Universo juntamente com a atmosfera protetora da Terra.

Os instrumentos das sondas irão fornecer as medições a qual os cientistas precisam para compreender a origem das partículas, como também os mecanismos que contam com essas partículas que são de grande velocidade e também energia.