Liu Yang a primeira astronauta chinesa que é enviada ao espaço

A chinesa Liu Yang de 33 anos é a primeira mulher a tripular uma nave espacial em seu país. A China fez história este sábado enviando uma mulher (a primeira no país) e mais dois astronautas para o espaço.

Liu Yang a primeira astronauta chinesa que é enviada ao espaço

A China fez história este sábado enviando uma mulher (a primeira no país) e mais dois astronautas para o espaço. O foguete saiu do Centro de Lançamento de Satélites Jiugquan, no Deserto de Gobi, no norte do país. A missão durará uma semana.



Essa é a primeira tentativa de acoplagem tripulada realizada por chineses, a bordo da nave Shenzhou 9, que vai se juntar ao módulo espacial Tiangong 1, a 343 quilômetros da Terra. Os astronautas devem trabalhar em uma estação espacial provisória por sete a dez dias. A missão pode ser fundamental para a China se tornar o terceiro país a estabelecer uma base permanente em órbita, depois dos EUA e da Rússia.

A manobra marca a entrada à segunda fase do Projeto 921 - o projeto espacial de Pequim, criado em 1999. Em 2003, o país asiático conseguiu completar a primeira fase do Projeto 921 ao enviar seu primeiro astronauta, Yang Liwei. Em nove anos, o país envia agora uma tripulante feminina, que passou por uma série de testes e teve de cumprir uma lista de exigências (ter um filho de parto normal e bons dentes). Os Estados Unidos demoraram 21 anos para ter a primeira astronauta mulher.

A mídia estatal do país tem aproveitado o fato ao máximo, relatando inclusive que a astronauta já aterrissou um avião após uma ave desativar um dos motores. Liu Yang estará acompanhada de Liu Wang e Jing Haipeng. Dois deles vão viver e trabalhar no interior do módulo, para testar os sistemas de suporte vital. Enquanto isso, o terceiro ficará na cápsula para lidar com emergências inesperadas. Eles também vão avaliar os efeitos da gravidade sobre o corpo humano e desempenhar tarefas científicas e de engenharia.

Os três astronautas fizeram mais de 1500 exercícios para garantir o sucesso na acoplagem ao Tiangong-1, o laboratório em órbita desde o ano passado. Os três são pilotos do PLA e membros do Partido Comunista.

O melhor celular intermediário para importar?

Conteúdo relacionado

Realme GT Master: Celular Premium da marca chega ao Brasil; confira preços e ficha
Celulares

Realme GT Master: Celular Premium da marca chega ao Brasil; confira preços e ficha

Lançado dia 19 de outubro de 2021 no Brasil, o Realme GT Master Edition chega para ser o carro-chefe de tecnologias da fabricante.

Inédito! SpaceX fará viagem ao espaço com tripulação de pessoas “comuns”
Ciência

Inédito! SpaceX fará viagem ao espaço com tripulação de pessoas “comuns”

Pela primeira vez na história, a SpaceX vai levar quatro pessoas comuns (não astronautas profissionais) para a órbita da Terra, onde deverão ficar por três dias. Veja como está a preparação!

Jeff Bezos vai ao espaço com o foguete New Shepard da Blue Origin
Ciência

Jeff Bezos vai ao espaço com o foguete New Shepard da Blue Origin

O 1° voo tripulado da Blue Origin aconteceu hoje. Confira como foi o lançamento do foguete New Shepard e o retorno da cápsula a Terra.