Um AVC ocorre por causa do entupimento ou rompimento dos vasos sanguíneos do cérebro, estes casos são considerados urgentes e se podem deixar sequelas ou levar o indivíduo à morte em poucos minutos.

É a principal causa de morte e incapacidade no Brasil, este número representa quase 1/3 das mortes ocasionadas por doenças vasculares. O AVC mata mais que a Dengue, a AIDS e o Câncer de mama. Segundo as informações do Ministério da Saúde, cerca que de 100 mil pessoas morrem por ano em decorrência de um Acidente Vascular Cerebral. Outros dados revelam ainda que o AVC não está mais restrito às pessoas de idade elevada como antigamente, jovens entre 15 e 34 anos tiveram o grande e negativo crescimento nos casos.

O acidente vascular cerebral pode ser classificado de duas formas: Isquêmico e Hemorrágico.

Acidente vascular cerebral isquêmico

Falta de circulação, ou seja, o entupimento de uma ou mais veias que são encarregadas de levar o sangue ao cérebro. As causas mais comuns para este entupimento são ateromas, trombose ou embolia.

Em geral pessoas de idade, fumantes, hipertensão, colesterol elevado, diabetes e problemas vasculares estão sob risco de sofrer algum dos sintomas que vamos citar logo ali.

Sintomas

  • Dificuldade para se comunicar oralmente (falar);
  • Tonturas;
  • Alterações da memória;
  • Enfraquecimento e perda de força muscular;
  • Enfraquecimento da visão;
  • Formigamentos em algum dos lados do corpo.

Acidente vascular cerebral hemorrágico

Ocorre através do sangramento interno no cérebro provocado pelo rompimento de um vaso sanguíneo ou artéria cerebral. Os motivos para este rompimento, na maioria das vezes, ocorrem em função da coagulação de sangue, traumatismos e hipertensão arterial. Neste caso, o problema pode atingir também pessoas mais jovens.

Sintomas

  • Dor de cabeça;
  • Edema cerebral;
  • Vômitos e náuseas em geral;
  • Aumento da pressão intracraniana.
  • O rápido atendimento pode ser crucial para que o paciente não herde sequelas mentais ou físicas.

Quem pode ter um AVC?

Se você tem hipertensão arterial, colesterol elevado, histórico familiar, estresse, excesso de peso, é alcoólatra ou fuma, corre risco de ter um AVC. O fato mais alarmante é que não são só pessoas com mais de 50 ou 60 anos que devem se preocupar. Pense nisso.

Tem tratamento?

Por se tratar do cérebro, não podemos dizer qual área dele foi afetada, mas tratamentos terapêuticos podem ajudar a reabilitação em casos onde se faz necessário. Algumas das complicações cerebrais podem danificar o sistema vocal, intestinal, gerar depressão entre outros. Vale salientar que o aumento das chances de sequelas se dá em função da demora em que a pessoa que está sofrendo um AVC vai receber o atendimento médico.

Como evitar?

Nós infelizmente não podemos prever quando vamos ter um AVC ou qualquer outro problema vascular, mas sem dúvidas podemos fazer um esforço para viver com saúde. Então aí vão algumas dicas para reduza consideravelmente as chances de sofrer um derrame.

Cuidados com a alimentação errada

Não é só para não morrer com um AVC que você precisa se alimentar de forma adequada. O derrame na verdade é só uma consequência de outras doenças diretamente relacionadas à má alimentação: Obesidade, diabetes, colesterol e hipertensão são só alguns dos problemas que comer muita fritura, muito carboidrato e outros alimentos em demasia. Cuide com o sal, o açúcar e a gordura além de praticar exercícios regularmente.

Doenças do coração

O coração é responsável por levar oxigênio e nutrientes para as células, ao cérebro e todos os nossos órgãos e também oxigenar os pulmões, o mau funcionamento desta peça em nosso corpo, pode levar a pessoa a um estado crítico de saúde. Dentre estes problemas, está o AVC. Problemas cardíacos podem alterar o fluxo sanguíneo, criar coágulos que levados ao cérebro pode levar o paciente a um AVC. Os problemas cardiovasculares são quase 30% das causas de morte na população brasileira.

Fumo

O cigarro possui centenas de substâncias prejudiciais ao corpo humano e algumas destas substâncias aumentam a coagulação do sangue de modo que ele fica mais espesso, prejudicando a circulação. Pessoas que somam alguns destes vícios e problemas multiplicam as chances de sofrer um derrame.

Obesidade

Há casos em que a obesidade ocorre por conta de herança familiar, entretanto o sedentarismo é ajuda muito no processo de obesidade. Praticar exercícios físicos regularmente pode significar apenas a caminhada. O caminho a seguir para uma vida saudável passa primeiramente por um ato de atitude.

Açúcar/Sal

Outros dois vilões do corpo humano, estranhamente ganharam fama nos últimos anos. O primeiro há mais tempo já pede atenção especial, problemas como diabetes atingem mais de 12 milhões de brasileiros. O sódio está presente em TODOS os alimentos que consumimos e não significa somente SAL, o excesso dele é extremamente prejudicial à nossa saúde. Entre os problemas causados pelo excesso de sódio estão: Hipertensão, retenção de líquidos, problemas renais, etc.