Nesta quinta-feira (5), o robô japonês Kirobo, que está a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês), enviou a sua primeira mensagem à Terra: "Em 21 de agosto de 2013, um robô deu um pequeno passo em direção a um futuro melhor para todos", disse Kirobo, lembrando a frase de Neil Armstrong em 1969 na Lua.

A fala do simpático robozinho faz parte da apresentação da candidatura de Tóquio para sediar as Olimpíadas de 2020. Vale notar que a capital do Japão disputa a sede com Madri e Istambul.  "Bom dia a todos na Terra. Eu sou o Kirobo. Eu sou o primeiro robô astronauta falante do mundo. Prazer em conhecer vocês", disse Kirobo em japonês.

O robô possui 34 centímetros de altura e pesa apenas 1 quilo. Ele foi enviado ao espaço no dia 4 de agosto embalando em uma caixa e transportado em um foguete. Ele é capaz de caminhar, registrar imagens e ainda reconhecer rostos.

De acordo com a Agência Exploração Aeroespacial do Japão (JAXA), o robozinho estará de volta à Terra em dezembro do próximo ano.

No período em que estiver no espaço ele manterá contato com o astronauta japonês Koichi Wakata, o primeiro do Japão a comandar uma missão na ISS. Ele é o único de fala a língua de Kirobo.

O robozinho ainda faz parte de uma pesquisa que visa entender como um companheiro não humano pode interferir na vida de pessoas que ficam isoladas por um longo período.