Robô japonês enviou a primeira mensagem para a Terra

O simpático robô japonês Kirobo enviou a sua primeira mensagem à Terra.

Por | @oficinadanet Ciência

Nesta quinta-feira (5), o robô japonês Kirobo, que está a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês), enviou a sua primeira mensagem à Terra: “Em 21 de agosto de 2013, um robô deu um pequeno passo em direção a um futuro melhor para todos”, disse Kirobo, lembrando a frase de Neil Armstrong em 1969 na Lua.

A fala do simpático robozinho faz parte da apresentação da candidatura de Tóquio para sediar as Olimpíadas de 2020. Vale notar que a capital do Japão disputa a sede com Madri e Istambul.  “Bom dia a todos na Terra. Eu sou o Kirobo. Eu sou o primeiro robô astronauta falante do mundo. Prazer em conhecer vocês”, disse Kirobo em japonês.

O robô possui 34 centímetros de altura e pesa apenas 1 quilo. Ele foi enviado ao espaço no dia 4 de agosto embalando em uma caixa e transportado em um foguete. Ele é capaz de caminhar, registrar imagens e ainda reconhecer rostos.

De acordo com a Agência Exploração Aeroespacial do Japão (JAXA), o robozinho estará de volta à Terra em dezembro do próximo ano.

No período em que estiver no espaço ele manterá contato com o astronauta japonês Koichi Wakata, o primeiro do Japão a comandar uma missão na ISS. Ele é o único de fala a língua de Kirobo.

O robozinho ainda faz parte de uma pesquisa que visa entender como um companheiro não humano pode interferir na vida de pessoas que ficam isoladas por um longo período.

MAIS SOBRE Robo Kirobo Terra
SHARE
+ Notícias
Comentários
 
  • ASSINE NOSSA NEWSLETTER

    As melhores publicações no
    seu e-mail