Formação de planeta gigante pode ter sido captada por telescópio

Formação de planeta gigante pode ter sido captada por telescópio

Os astrônomos do Observatório Europeu do Sul (ESO, na sigla em inglês), acreditam que conseguiram observar a formação de um protoplaneta, ou seja, um planeta gigante. O corpo celeste em questão foi encontrado quando ainda estava se desenvolvendo, isto é, ele ainda estava envolto por um disco de gás e poeira.

A equipe liderada por Sacha Quanz, do Instituto de Tecnologia de Zurique, na Suíça, foi responsável por encontrar o planeta em formação, ao qual ainda estava rodeando a jovem estrela HD100546. A descoberta surgiu quando a equipe estava estudando o disco de gás e poeira ao redor da estrela, que está situada a 335 anos-luz da Terra.

"Até agora, a formação de planetas tem sido um tópico desenvolvido essencialmente por simulações de computador", diz Sascha Quanz. "Se a nossa descoberta for confirmada como realmente um planeta em formação, então pela primeira vez os cientistas poderão estudar de forma empírica o processo de formação planetária e a interação entre um planeta em formação e o seu meio circundante, desde a fase primordial."

Caso a descoberta seja mesmo confirmada, tal achado ajudará melhor na compreensão de como surgem os planetas.

5 celulares para NÃO COMPRAR em 2021

Review Avell B.ON: O notebook mais bonito que já testei
Notebooks

Review Avell B.ON: O notebook mais bonito que já testei

Testar produtos novos sempre encanta, mas quando eles são realmente bonitos, nossa aí é melhor ainda. Será que ele também é bom para trabalhar?

NASA vai lançar espaçonave para se chocar com asteroide que pode oferecer riscos à Terra

A missão DART terá como objetivo desviar a rota de um asteroide que tem chance de colidir com a Terra no futuro, mas também testar a tecnologia humana que pode proteger o planeta de riscos ainda maiores.

Super Heavy: Entenda como funciona o maior foguete da SpaceX

Super Heavy: Entenda como funciona o maior foguete da SpaceX

Elon Musk está desenvolvendo um plano revolucionário para colonizar o planeta vermelho. Entenda o que é a Starship e o Super Heavy, sistema de transporte para Marte.