Os astrônomos do Observatório Europeu do Sul (ESO, na sigla em inglês), acreditam que conseguiram observar a formação de um protoplaneta, ou seja, um planeta gigante. O corpo celeste em questão foi encontrado quando ainda estava se desenvolvendo, isto é, ele ainda estava envolto por um disco de gás e poeira.

A equipe liderada por Sacha Quanz, do Instituto de Tecnologia de Zurique, na Suíça, foi responsável por encontrar o planeta em formação, ao qual ainda estava rodeando a jovem estrela HD100546. A descoberta surgiu quando a equipe estava estudando o disco de gás e poeira ao redor da estrela, que está situada a 335 anos-luz da Terra.

"Até agora, a formação de planetas tem sido um tópico desenvolvido essencialmente por simulações de computador", diz Sascha Quanz. "Se a nossa descoberta for confirmada como realmente um planeta em formação, então pela primeira vez os cientistas poderão estudar de forma empírica o processo de formação planetária e a interação entre um planeta em formação e o seu meio circundante, desde a fase primordial."

Caso a descoberta seja mesmo confirmada, tal achado ajudará melhor na compreensão de como surgem os planetas.