A MediaTek está de olho no avanço da Qualcomm e como prometido, acaba de revelar o concorrente direto do Snapdragon 8 Elite Gen 5, o novo Dimensity 9500. Novo chip topo de linha da marca, chega com arquitetura Arm C1, GPU G1 Ultra e fabricação em 3nm. Nos testes iniciais, superou o rival em desempenho single-core. Isso torna a briga pelo processador móvel mais potente ainda mais acirrada.
Recursos do Dimensity 9500
O Dimensity 9500 vem equipado com uma CPU bem poderosa cujo núcleo máximo alcança incríveis 4.21GHz Mesmo com frequência menor que o Snapdragon, entrega mais performance por watt. Quando aos outros núcleos, usa três núcleos C1 super core com clock de 3,5 GHz e quatro C1 pro cronometrado a 2,7 GHz. A eficiência energética é um dos trunfos da MediaTek, pois ele é construído em um processo de apenas 3 nm.
Nos testes, o chip da MediaTek foi 4.6% mais rápido em tarefas single-core. Por outro lado, o Snapdragon levou vantagem de 2.7% em multi-core. A diferença é pequena, mas mostra equilíbrio entre os dois. Seja qual for o caso, o Dimensity 9500 traz suporte ao SME2. Essa tecnologia melhora tarefas de IA e reduz consumo em até 55%. Ideal para jogos, vídeos e apps pesados.
Falando em câmeras, o novo processador conta com um novo ISP Imagiq 1190 da MediaTek que suporta domínio RAW. O chip também suporta câmeras únicas de até 320MP e vídeos de retrato cinematográficos 4K a 60fps.
É também o primeiro no Android a trazer gravação Dolby Vision em 4K 120fps com EIS (Estabilização Eletrônica de Imagem). Além disso, a tecnologia Adaptive Display da MiraVision é capaz de ajustar de forma inteligente o contraste e a saturação de cores com base na iluminação ambiente, tudo em tempo real.
Quem vai usar primeiro?
As marcas chinesas OPPO e VIVO devem ser as primeiras marcas a lançar celulares com o Dimensity 9500. Os aparelhos devem chegar ao marcado já na próxima semana com foco em público jovem que curte novidades do mundo mobile.