As vendas gerais de celulares ao redor do mundo tem se mantido estagnada nos últimos tempos. Em um último relatório, esse número alcançou 295,2 milhões de unidades no 2º trimestre de 2025, um crescimento quase imperceptível de 1% em relação ao ano anterior. Os dados foram levantados pelo conforme o Relatório Trimestral de Celulares da IDC.
Mas afinal, qual seria o problema com esse baixo crescimento? De acordo com o que foi revelado, dados como inflação, variações cambiais e desemprego dificultam a demanda, especialmente por aparelhos Android de entrada. Ainda assim, marcas grandes como a Samsung continuam em destaque.
Segundo a pesquisa, a empresa Sul-Coreana liderou as paradas com 58 milhões de unidades vendidas. Isso representa nada menos que 19,7% da participação global no mercado mobile. O segundo lugar fica com a famosa Apple, que manteve os números de 46,4 milhões vendas, garantindo 15,7% de participação. Em seguida, a chinesa Xiaomi atingiu 42,5 milhões de vendas, marcando 14,4% de entregas globais.
Samsung lidera com inovação em IA
A Samsung tem traçado muitos planos para se manter no topo. Dois modelos da marca foram sucesso de vendas e também responsáveis por tantas vendas, o Galaxy A36 e o A56. Ambos, com tecnologia de inteligência artificial, atraem consumidores por experiências interativas nas lojas. Francisco Jeronimo, da IDC, destaca que inovações da Samsung superam tensões geopolíticas e preocupações com tarifas. Além disso, o fato da empresa não cobrar por seus serviços de IA também tem conquistado o público.