Na semana anterior, os tripulantes da Estação Espacial Internacional se depararam com uma situação preocupante: um buraco na cápsula Soyuz estava causando um vazamento de oxigênio na Estação. Mesmo que o problema não tenha propiciado maiores danos, a agência espacial russa Roscosmos iniciou uma investigação para tentar descobrir o que realmente causou o problema.

De acordo com as primeiras liberadas pela NASA, um micrometeorito poderia ter colidido com a Estação. Porém, conforme as descobertas feitas pela agência russa, o culpado pode ter sido um erro humano anterior ao lançamento da nave.

Buraco na ISS pode ter sido sabotagem, diz investigação russa.

A agência diz ter certeza que o buraco foi feito por mãos humanas, já que encontrou traços de que um furo foi feito com uma broca. Deste modo, a agência investiga duas possibilidades: de um erro cometido por um técnico ainda em terra, ou sabotagem cometida por alguém em órbita.

Mesmo que a agência russa tenha levantado a hipótese, a NASA não acredita em sabotagem. Chris Bergin, editor do site de notícias oficial da NASA diz que o mais próximo a uma broca que os astronautas utilizam é uma parafusadeira elétrica.

Bergin acredita que algum técnico tenha cometido o erro na montagem da espaçonave ainda em terra. O site de notícias da NASA acabou revelando imagens do suposto buraco através de um vídeo, porém, após um tempo, acabou deletando.

 Através de comunicado oficial, a NASA explica que as imagens do buraco foram inseridas no vídeo por um erro técnico, e que irá deixar toda a investigação do caso nas mãos da Roscosmos.