O status "Informações eletrônicas enviadas para análise da autoridade aduaneira" na página dos Correios de rastreamento de objetos no fluxo postal deixou muitos confusos sobre seu significado. Algumas pessoas até chegaram a pensar que tinham sido taxadas pelos fiscais da Receita Federal. Entretanto, como você verá neste artigo, não é o caso.

Informações eletrônicas enviadas para a alfândega?

A alfândega, também conhecido como "aduana", recebe milhões de pacotes internacionais por ano. Para melhorar a eficiência e transparência nos processos alfandegários, as informações das encomendas são transmitidas eletronicamente ao invés de utilizar papéis.

As informações eletrônicas dos pacotes importados contêm dados sobre a natureza das mercadorias, a origem delas, o valor, a quantidade, entre outros, que são considerados essenciais. Isso ajuda a agilizar os processos obrigatórios para o desembaraço das encomendas das pessoas, já que a alfândega lida com grandes volumes de informações devido a quantidade de pacotes que chegam simultaneamente para análise.

Captura de tela do sistema de rastreamento de objetos dos Correios onde o status Informações eletrônicas enviadas para análise da autoridade aduaneira aparece.
Captura de tela do sistema de rastreamento de objetos dos Correios onde o status "Informações eletrônicas enviadas para análise da autoridade aduaneira" aparece.

Outras utilidades

O envio das informações eletrônicas não serve somente para agilizar a liberação das encomendas pela alfândega. Elas também servem para identificar possíveis ameaças à segurança nacional como, por exemplo, o contrabando de produtos ilícitos, armas ou substâncias perigosas.

Outra utilidade das informações eletrônicas das encomendas é garantir que o pacote esta em conformidade com as regras aduaneiras e fiscais, evitando o bloqueio de importações. Além disso, estes dados digitais garantem que você tenha o direito de recorrer de forma mais fácil caso algum problema aconteça, mas também fazem com que os tributos sejam corretamente aplicados.

Por fim, não há dúvidas de que o uso de informações eletrônicas sobre os pacotes reduz consideravelmente a probabilidade de erros humanos e fraudes. Elas ajudam na detecção de padrões suspeitos ou inconsistência nos documentos.

Afinal, essas informações eletrônicas ajudam?

Como você pôde ver acima, não há dúvidas de que as informações eletrônicas enviadas para análise da autoridade aduaneira são um grande avanço para os processos na alfândega. A capacidade de identificação e resolução de problemas relacionados ao processo de desembaraço aduaneiro de encomendas internacionais melhorou consideravelmente após a implementação do sistema de troca de informações digitais dos pacotes.

Fui taxado?

O status "Informações eletrônicas enviadas para análise da autoridade aduaneira" indica que seu pacote está sob avaliação, mas não significa necessariamente que você foi taxado.

Este processo permite à alfândega verificar as informações do pacote digitalmente para agilizar a liberação, identificar irregularidades, ou aplicar taxas, se necessário. Se você quer saber se sua encomenda foi taxada, acompanhe o rastreamento no site dos Correios para atualizações específicas sobre o seu pacote.

Como saber o status da minha encomenda na alfândega?

Para saber de forma antecipada se sua encomenda foi taxada ou em que etapa do processo de desembaraço aduaneiro ela está, basta seguir o passo a passo deste tutorial. Ao fazer isso, você poderá acompanhar de forma detalhada a situação do seu pacote dentro da aduana.

O que você achou de saber sobre o que significa o novo status que está aparecendo no rastreio de encomendas importandas? Comente abaixo e compartilhe consco a sua opinião!