Normalmente, os pais acabam concentrando mais atenção nos malefícios do que nos benefícios dos videogames, mas os jogos digitais já são parte da infância moderna. Se você souber controlar os excessos, os videogames podem ser uma ferramenta poderosa para ajudar as crianças a desenvolver certas habilidades.

Assim como o exercício físico ajuda a melhorar e fortalecer os músculos, os jogos exercitam o cérebro com estímulos constantes, melhorando assim o desempenho intelectual. A seguir, estão alguns dos benefícios do videogame para as crianças.

Entretanto, salientamos que é necessário cuidar para que seus filhos joguem com moderação. Também é importante escolher o jogo certo, pois nem todos oferecem os mesmos benefícios. A idade também deve ser levada em conta, pois crianças pequenas não devem ser expostas a jogos violentos.

1. Melhora das habilidades sociais

Os jogos online permitem que muitos jogadores participem de um jogo simultaneamente. Como tal, há uma comunicação constante entre os jogadores, o que, por sua vez, resulta no desenvolvimento de relacionamentos significativos e casuais entre eles.

Isso ajuda as crianças a encontrar novos amigos, além de fortalecer os vínculos com seus velhos amigos.

2. Ensina a seguir regras

Se o seu filho é desobediente, o videogame pode ajudar nisso. Os jogos envolvem regras. Isso significa que o jogador precisa pensar cuidadosamente antes de fazer qualquer movimento para não quebrar as regras do jogo. É necessário tomar decisões em frações de segundo, que determinarão se avançará para o próximo nível.

3. Melhora da memória e a concentração

Jogar exige memória visual e auditiva. O jogador é obrigado a ler ou ouvir as instruções, que são anunciadas no início do jogo, portanto, há a necessidade de lembrá-las durante todo o jogo. O domínio das teclas do teclado ou controle também exigem a memorização, o que melhora sua memória, seja de curto ou longo prazo.

Além disso, vários jogos demandam muita atenção do jogador durante o jogo. E essa necessidade pode ajudar seu filho a ser uma pessoa mais concentrada.

4. Melhora o raciocínio

Enquanto joga, o cérebro recebe vários estímulos, tanto visuais quanto auditivos. Crianças que jogam videogame com frequência podem processar esses estímulos mais rapidamente do que as crianças que não jogam.

Esses estímulos garantem que o cérebro esteja trabalhando continuamente para interpretá-los, e conseqüentemente melhoram o raciocínio.

5. Habilidades visual-espacial

Muitos jogos - como o Minecraft - são ambientados em mundos virtuais 3D em que as crianças precisam navegar. E não há aplicativo de mapa GPS no jogo.

Minecraft
Minecraft

O resultado é que as crianças que jogam esses jogos têm a chance de praticar suas habilidades visuais-espaciais. Isso pode levar a uma melhor compreensão da distância e do espaço.

6. Aprimora as habilidades de multitarefa

Um jogo de ação exige muita atenção do jogador, e não apenas isso, mas também a capacidade de fazer várias coisas ao mesmo tempo. É necessário mexer as teclas do teclado ou controle enquanto observa os vários recursos da tela, como níveis de energia, adversários que se aproximam, munições restantes, tempo disponível, entre outros fatores, todos vitais para a vitória. Isso garante que o jogador possa observar e reagir de acordo com todos os requisitos do jogo.

7. Estimula a leitura

Estudos mostram que crianças que jogam videogame podem obter um pequeno impulso em suas habilidades de leitura. Isso acontece porque as crianças precisam entender as instruções de texto para jogar.

Crianças que relutam em abrir um livro tradicional podem se apressar para ler um site ou fórum da Internet para aprender mais sobre seu jogo favorito.

8. Os jogos ensinam inglês

Grande parte dos jogos que as crianças gostam de jogar tem palavras em inglês, e até mesmo os próprios consoles têm duas teclas conhecidas em inglês. Isso ajudará o seu filho a se familiarizar com o idioma, e é importante no aprendizado.

9. Aproxima pais e filhos

Com a correria do dia a dia, muitas vezes pais e filhos deixam de compartilhar momentos juntos. Mas se você é um fã dos jogos, saiba que é uma ótima oportunidade de brincar com o seu filho.

Além disso, jogar videogame lado a lado incentiva uma conversa fácil, o que por sua vez pode incentivar seu filho a falar mais sobre o seu dia com você.

10. Pode virar profissão

Jogar pode também ser uma profissão bem rentável. Os vencedores de 16 anos do primeiro Torneio Mundial de Fortnite ganharam US$ 3 milhões. Os outros 99 finalistas solo ganharam de US$ 50.000 a US $ 1,8 milhão cada.

Assim como nos esportes profissionais, as chances de se tornar um jogador profissional de vídeogame são muito pequenas. No entanto, a indústria de videogames está crescendo muito mais rápido que os esportes e entretenimento tradicionais. Além disso, existem muitas carreiras nesse setor em crescimento - carreiras como programação, sistemas de internet, marketing ou design.

E então, o que achou deste artigo? Se você gostou, compartilhe com os papais e mamães que precisam saber destas informações.