A Ericsson esteve presente na Futurecom 2019, de 28 a 31 de outubro. Tratando-se de um dos maiores eventos de tecnologia da América Latina, a empresa apresentou planos para a implementação do 5G no Brasil, se colocando como um forte possível parceiro das operadoras nacionais.

Para isso, a empresa promoveu uma demonstração do 5G em 10 áreas diferentes, exemplificando como a rede e última geração pode transformar nossas vidas. Entre essas áreas, destacam-se: Saúde, Segurança, Mobilidade Urbana, Educação, Indústria 4.0 e Entretenimento.

Conheça então um pouco das possibilidades que estão chegando à realidade:

Telemedicina: Trata-se de atendimento médico baseado em imagem com luva tátil controlada remotamente via 5G. O paciente fica no ambiente do Futurecom e o médico faz o diagnóstico à distância.

5G Connected Music: Com a baixíssima latência, o 5G permite até mesmo que bandas toquem juntos virtualmente, com cada membro em um lugar distinto e distante um do outro.

ABB Robot: Simula como um robô pode ter controle e monitoramento remoto em tempo real em um ambiente industrial por meio do 5G.

City Model: O 5G permitirá um monitoramento e cobertura de múltiplos setores urbanos, como Mobilidade Urbana, Segurança, Saúde e Educação, demonstrando como uma cidade toda pode estar conectada.

Realidade Aumentada: As infinitas possibilidades que essa tecnologia pode trazer, até mesmo o ensino a distância mais interativo do que nunca através do 5G.

VR Gaming: O 5G abre novas possibilidades para crescimento de receita através de novos casos de uso - gaming é uma indústria em crescimento e parte da vida de muitas pessoas. Como o 5G permite um tempo de resposta de milissegundos, ele propicia uma experiência imersiva incrível.

Cloud Gaming: Imagine só não precisar mais realizar download algum de games ou ter suas mídias físicas. Essa possibilidade está no armazenamento, transmissão e processamento ultra rápido dos dados de games em nuvem.

Smart Home via FWA: Experiência em Flash que permite navegação simples e abordagem interativa sobre a solução FWA (Fixed Wireless Access) - alternativa para conectar áreas em que a fibra não chega e que é um dos primeiros casos de uso do 5G esperados no Brasil.

A Day in the Life of 5G (Perspectivas do Consumidor 5G): A demonstração mostra como o 5G afetará a vida das pessoas nas áreas de esporte, compras e mercado automotivo. Com um fone de ouvido de realidade virtual, o usuário pode entrar nos três ambientes (um carro, uma rua ou um estádio) e ver exemplos de como o 5G vai melhorar sua experiência de consumo.

Radio Stripe: Apresenta um conceito visionário desenvolvido pela área de P&D da Ericsson, que repensou o formato das antenas e das estações base. Trata-se de um revolucionário design de rede móvel com alto potencial de oferecer melhor qualidade e fácil implantação.