Desde abril, o Governo Federal passou a enviar mensagens pelo WhatsApp para celulares roubados, furtados ou perdidos, com o objetivo de ajudar na recuperação desses aparelhos. A ação faz parte do programa Celular Seguro, que tem ganhado força no Brasil e, segundo informações do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), já notificou quase 2 mil pessoas até o momento.
Governo intensifica notificações do programa Celular Seguro
De acordo com o MJSP, desde o início da ação em abril, já foram enviadas 1.914 mensagens para aparelhos com bloqueios registrados no programa Celular Seguro.
As notificações são disparadas via WhatsApp assim que um novo chip é detectado em um celular com alerta ativo. Os avisos são enviados exclusivamente pelos números oficiais 2025-3003 e 2025-3000.
A mensagem informa ao usuário que o aparelho pode ter sido roubado, furtado ou perdido. O objetivo é facilitar a devolução aos donos legítimos, além de identificar criminosos e dificultar a revenda de celulares de origem duvidosa.
O que fazer ao receber uma notificação do Celular Seguro?
Segundo o Ministério da Justiça, quem receber um alerta do programa Celular Seguro via WhatsApp deve seguir as orientações abaixo:
Se você possui a Nota Fiscal do aparelho:
- Procure a Delegacia de Polícia Civil mais próxima com a Nota Fiscal para esclarecer a situação;
- Comparecer de forma voluntária pode evitar a abertura de um inquérito policial para investigar furto, roubo, receptação ou associação criminosa.
Se você está com o celular, mas não tem a Nota Fiscal ou quer devolvê-lo:
- Vá até a Delegacia de Polícia Civil mais próxima para entregar o aparelho;
- O comparecimento espontâneo também pode evitar o início de uma investigação criminal relacionada ao dispositivo.
Se você recuperou seu celular após ativar o alerta:
- É possível cancelar o aviso acessando o site oficial do programa: celularseguro.mj.gov.br/, encerrando as notificações.