Ninguém quer ser obrigado a testar um aplicativo de localização de seu aparelho. Eis que esta foi a minha sina no evento da Locaweb no dia 8 de maio. A história que aconteceu foi a seguinte. Estávamos tirando uma fotografia no grande banner do evento que foi feito, justamente para fotos. No momento em que antecedia a foto deixei a mochila, que recebemos no credenciamento do evento, sobre uma mesa que estava ao lado do banner, dentro desta estava meu iPad, maldita foi a ideia de ter deixado o iPad lá dentro. Quando fui pegar a mochila, depois da foto, o nosso outro editor Adrien, notou que a mochila dele havia sido trocada, sendo que ela estava comigo, e onde estaria a minha com o iPad dentro?

A primeira sensação foi de pânico, por mais que fosse um iPad já antigo, sem 3G, era o aparelho que usava com frequência e tinha um apreço enorme por ele, além dos milhares joguinhos que meu filho se diverte.

O que pensei em fazer? Vou usar o aplicativo Buscar meu iPhone para encontrá-lo. Alguns problemas me impediram de encontrar o aparelho imediatamente. Para que o app encontre o dispositivo, é preciso que o aparelho esteja conectado a internet, sendo que meu iPad não tem 3G. Entretanto, havia uma internet de boa qualidade no evento, mas ele encontrava-se offline, visto que estava algum tempo sem utilizá-lo.

Deixei uma mensagem pendente para quando o aparelho ficasse online, avisaria quem com ele estivesse, além de deixar pendente também um aviso sonoro. E não deu outra, o iPad começou a apitar com um barulho até que baixo, porém a moça que estava com ele chegou até o nosso grupo que foi ao evento alertando sobre a perda de um iPad. Eu havia ido até a recepção para ver o que poderia fazer para recuperar o dispositivo, quando meus amigos me ligaram avisando sobre a moça que devolveu.

Foi pelo aviso sonoro que consegui recuperar o aparelho. Alguns fatores influenciaram para isto acontecer, primeiro, ter visto rapidamente que havia perdido o aparelho, segundo que a moça teve a honestidade de devolver o que não era dela, muitos brasileiros não o fariam, outro fator, era que a moça havia pego a bolsa por engano, afinal todas eram iguais e por último que foi muito rápida a ação. Mas pude constar que o aplicativo nativo da plataforma realmente funciona.

Depois desta minha experiência, vou apresentar aqui um tutorial para que você fique esperto e saiba o que fazer caso esteja na mesma situação que passei.

O que fazer em caso de perda de aparelhos Apple

O Buscar meu iPhone vai lhe enviar notificações de todas as ações que acontecerem, as notificações vão para todos os seus outros aparelhos e para sua conta de e-mail. Você poderá também rastrear o aparelho nas últimas 24 horas, sabendo por onde ele andou.

Se você perder seu iPhone, iPad, iPod touch ou Mac, o app Buscar Meu iPhone permitirá que você use outro dispositivo iOS para localizá-lo e proteger seus dados. O recurso Buscar Meu iPhone ajudará você a localizar seu dispositivo perdido em um mapa, bloqueá-lo remotamente, reproduzir um som, exibir uma mensagem ou apagar todos os dados contidos nele.

Veja algumas dicas para ter o seu ambiente em correto funcionamento:

1 - Mantenha seu sistema atualizado: Pode parecer besteira, mas manter o sistema atualizado vai fazer com que o sistema operacional funcione corretamente e as novas funcionalidades que tentem a melhorar o ambiente, estejam presentes já na sua versão.

2 - Use a mesma conta Apple para todos os seus dispositivos, assim será mais fácil de um encontrar o outro. Basta você registrar os aparelhos com a mesma conta iCloud.

Vejamos agora o que fazer para encontrar o dispositivo:

1 - Acesse www.icloud.com. Faça login com sua conta.

2 - Depois do login, você verá a tela seguinte, escolha o aplicativo Buscar meu iPhone:

3 - Veja que ele vai apresentar todos os seus dispositivos, conforme a tela abaixo:

4 - Basta clicar sobre o (i) que tem no dispositivo para abrir a tela abaixo:

Na tela acima, você pode reproduzir um som no aparelho, este som é relativamente alto. Se tiver em um ambiente silencioso, o barulho será eletrizante, agora em um ambiente com bastante pessoas, ele será baixo.

O modo perdido, vai solicitar uma senha, esta senha vai ser a chave para destravar o iPad, assim ele ficará bloqueado, impossibilitado de ser usado. Esta ação, ativa a senha do dispositivo a distância. Além disto, o app vai rastrear seu aparelho, assim no icloud.com, você poderá acompanhar as últimas 24 horas do aparelho.

A última opção é Apagar o aparelho. Assim você terá todas as suas informações pessoais apagadas, evitando assim de expor sua família ou sua localização, faça isto em último caso, pois será impossível de localizar depois da sua conta ser removida do aparelho.

Em caso de roubo do aparelho?

Estas informações aqui citadas, podem ser usadas para ajudar na busca de seu aparelho, agora lembre-se que é todo risco seu ir atrás do dispositivo. Escrevemos um artigo falando sobre como rastrear um smartphone perdido, vale a leitura.

E você, já precisou usar o Buscar meu iPhone?