Atualmente é impossível encontrar alguém que ao menos não viu ou teve contato com alguma das versões do Windows. Conhecido mundialmente e com o lançamento da primeira versão em 10 de novembro 1983, que posteriormente mudou de nome passando a se chamar Windows 1.0, acabou de completar, no último domingo, 30 anos de existência.

Com início do projeto em setembro de 1981 e sob o nome de ‘Interface Manager’, o sistema somente passou a ser chamado de Windows 1.0 no ano de 1985, dois anos após o seu lançamento oficial. No entanto, este grande protótipo, idealizado pelo "Miclegendário" Bill Gates, tratava-se apenas de um ambiente gráfico com 16 bits que rodava em cima do DOS e não um sistema operacional completo como as suas versões posteriores. Contudo, uma de suas peculiaridades consistia na não necessidade de digitar os comandos no prompt do MS-DOS, bastava-se apenas clicar com o mouse, ato considerado um grande avanço para a época.

Microsoft completa 30 anos de evolução
Microsoft completa 30 anos de evolução

Como em qualquer projeto, o Windows 1.0 também possuía algumas deficiências, como a incapacidade de sobrepor mais de uma janela ao mesmo tempo, o que só foi se tornar possível na versão 2.0. Teve o seu crescimento, portanto, obtido lentamente devido a esta e outras limitações.

Apesar do começo difícil, hoje o Windows domina o mercado de sistemas operacionais para computadores pessoais e possui uma fatia de mercado superior a 90%, o que comprova sua enorme competência e eficiência, adquiridas com a evolução de suas versões.

Evolução da logo

Microsoft completa 30 anos de evolução

O Youtube é sempre uma caixinha para revirar e encontrar vídeos perdidos. Neste, com imagem bem borrada, vemos Steve Ballmer vendendo o Windows 1.0: