VoIP (Voice over Internet Protocol ou Voz sobre Protocolo de Internet, em português) é uma tecnologia que permite transformar sinais de áudio, sinais como os de uma chamada por telefone, em dados digitais que podem, e são, transmitidos pela internet ou outro modo de rede de computadores que seja baseada em IP (Protocolo de Internet). Uma grande vantagem do uso do VoIP, é a possibilidade de fazer ligações telefônicas gratuitamente, porém com uma limitação, o serviço só funciona se você ligar para outro sistema VoIP. Já existem alguns programas que usam o protocolo VoIP e são distribuídos gratuitamente, o mais famoso, e na minha opinião, o melhor é o Skype.

O uso do VoIP está tão intenso que segundo analistas de mercado e com alguns pontos de opinião, a próxima etapa do VoIP é extinguir por completo as chamadas a distância (DDD/DDI), e talvez no futuro a extinção do sistema convencional de telefonia. Porém, para que isso chegue a acontecer algum dia, é preciso que a internet banda larga se popularize ainda mais.

Um pouco de história

Engano seu se pensa que essa tecnologia é nova. O VoIP já existia desde o início da década de 90, porém naquela época não existia conexões rápidas o suficiente para dar uma boa qualidade ao serviço, então o VoIP foi esquecido no tempo. Somente após muito tempo, com a popularização, acessibilidade e melhora no sinal de internet banda larga , a tecnologia veio a ser usada.

Com funciona o VoIP

O VoIP pode funcionar de duas formas, sendo ligações feitas de: computador para computador e computador para telefone fixo ou celular.

Quando a ligação é feita de um computador para o outro, tudo é falado através de um headset ou de microfone. O áudio é transformado em informações binárias e enviado através da internet.

Já quando a ligação é feita de um computador para o telefone ou celular, sua voz também é transformada em informação binária e enviada pela internet até chegar a uma central telefônica e serem transformadas em sinais analógicos (que é o sinal que os telefones e celulares recebem).

O usuário do telefone e celular também podem fazer ligações usando o VoIP, porém, para usufruir desta tecnologia terá que contratar um plano especial com a sua operadora.

Para que seja possível realizar uma ligação VoIP através do telefone, é necessário usar um adaptador chamado de ATA (adaptador telefônico analógico), que funciona da seguinte maneira: quando você começa a discar os números, o ATA converte os tons e os armazena temporariamente em forma de dados digitais, estes dados são enviados para central telefônica que verifica se estão em formato válido e determina para onde estes dados devem ser "traduzidos", os dados são traduzidos e convertidos para um endereço de IP. Assim os aparelhos, o que está ligando e o que está recebendo a ligação, ficam conectados. Um sinal é enviado para o ATA, do número que receberá a ligação, fazendo assim o aparelho tocar, e quando for atendido e iniciada uma nova sessão entre os telefones. Ao terminar a conversa e desligar o telefone, o ATA fecha a ligação com o telefone, encerrando assim a sessão.

Leia também: VoIP em Redes Wireless

O futuro é do VoIP é o UCoIP (Unified Communication over IP ou em português, Comunicação unificada por IP), que consiste em unificar todos os meios de comunicação usando o IP. Um futuro bem promissor, não acha? Deixe seu comentário.